Aumento nas importações de diesel se destaca em meio ao avanço do plantio de soja no Brasil
Em outubro, Brasil importou 1,6 bilhão de litros de diesel, com a Índia se tornando o maior fornecedor do país.
Importações de diesel A pelo Brasil em outubro
As importações de diesel A (puro) pelo Brasil se mantiveram aquecidas em outubro, com destaque para compras vindas da Índia, que ganhou mercado dos Estados Unidos e da Rússia, tornando-se o principal fornecedor. Segundo análise da StoneX, as compras externas de diesel do Brasil somaram 1,6 bilhão de litros em outubro, alta de 7,2% em comparação ao mesmo mês de 2024. Este foi o segundo maior volume mensal do ano, atrás apenas do registrado em setembro, que foi de 1,77 bilhão de litros.
Impacto da safra de soja nas importações
A manutenção das importações aquecidas pelo segundo mês consecutivo reflete o avanço do plantio de soja em diferentes estados do Brasil. Bruno Cordeiro, analista de Inteligência de Mercado da StoneX, destacou que as expectativas são de um novo recorde da produção do grão na safra 2025/26, o que se reflete também nas vendas de diesel A no Brasil, mesmo em um contexto de mistura de biodiesel mais elevada, com a introdução do B15 ocorrendo em agosto deste ano.
Índia supera Estados Unidos como fornecedor
Em outubro, a Índia superou os Estados Unidos como o principal país fornecedor de diesel ao Brasil, respondendo por 33%, ou 530 milhões de litros do total importado. Os Estados Unidos mantiveram uma participação elevada, de 32% (520 milhões de litros), enquanto a Rússia ficou com 17% (276 milhões de litros). Cordeiro explicou que o avanço da Índia como fornecedor do Brasil ocorre em um momento de menor demanda interna por diesel naquele país, além do aumento da produção do combustível fóssil por suas refinarias.
Desafios enfrentados pela Rússia
A Rússia, que anteriormente era a principal fornecedora de diesel ao Brasil, tem enfrentado dificuldades. As sanções ocidentais e ataques ucranianos impactaram sua capacidade de exportação, levando a uma redução das cargas enviadas ao Brasil. Cordeiro mencionou que as expectativas são de uma menor participação russa ao longo dos próximos meses, com a Índia possivelmente assumindo uma fatia maior do mercado até o final do ano.
Expectativas para o futuro
Marcos Mortari, especialista em combustíveis, indicou que a dominância da Índia nas importações não deve se manter por muito tempo. Em novembro, a maior parte das cargas previstas deve vir dos Estados Unidos, refletindo uma mudança nas dinâmicas de mercado. As importações anuais de diesel acumulam 14,4 bilhões de litros até agora, alta de 13% em relação ao ano anterior, e caso esse ritmo se mantenha, a expectativa é que supere o recorde anual de 2022, que foi de 15,9 bilhões de litros.
Aumento nas importações de gasolina
Além do diesel, as importações de gasolina A (pura) também registraram um aumento significativo em outubro, atingindo 355 milhões de litros, o maior número desde janeiro, marcando um crescimento de 32,1% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, no acumulado do ano até outubro, as importações de gasolina caíram 10,8%, totalizando 2,1 bilhões de litros. A demanda sazonal por gasolina C (com etanol anidro) tende a aumentar no quarto trimestre, e as expectativas são de que os volumes importados continuem elevados nos próximos meses.
Fonte: www.moneytimes.com.br