Ministério da Saúde apresenta dados sobre intoxicações no país
O Brasil investiga 48 casos de intoxicação por metanol, com 11 casos confirmados e uma morte em São Paulo.
Até a tarde de quinta-feira (2), o Brasil registra 48 casos em investigação relacionados à intoxicação por metanol. O balanço foi apresentado pelo ministro Alexandre Padilha, em entrevista à imprensa na Sala de Situação, criada pelo governo para monitorar os casos e coordenar as medidas de resposta.
Números e indicadores do caso
O ministério já confirmou 11 casos por meio da detecção laboratorial da presença do metanol através de um Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs). Inicialmente, um 12º caso em Brasília foi confirmado, mas o ministério recuou, considerando o caso do rapper Hungria como suspeito. Além disso, foi confirmada uma morte decorrente desse tipo de intoxicação no estado de São Paulo, enquanto sete óbitos seguem em investigação: dois em Pernambuco e cinco também em São Paulo.
Medidas de resposta
Diante do aumento nos casos, o governo está reforçando as medidas de vigilância e controle, visando orientar a população sobre os riscos associados ao metanol. As autoridades de saúde estão mobilizando recursos para investigar a origem das intoxicações e prevenir novos casos.
Conclusão
A situação permanece sob monitoramento constante, e as autoridades enfatizam a importância de denunciar casos suspeitos e buscar orientação médica ao notar sintomas relacionados à intoxicação por metanol.