Brasil recebe medicamento para câncer de mama no SUS

Tratamento avançado com trastuzumabe entansina começa a ser distribuído

Ministério da Saúde recebe lote de trastuzumabe entansina para tratamento de câncer de mama.

Nesta segunda-feira (13), o Ministério da Saúde recebeu 11.978 unidades do medicamento trastuzumabe entansina, que foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 para o tratamento do câncer de mama. A medicação é indicada para pacientes com câncer de mama HER2-positivo em estágio 3 que não responderam ao tratamento inicial com quimioterapia. A expectativa é que o medicamento chegue aos pacientes até o início de novembro.

Números e indicadores do caso

O investimento total do governo federal para a compra do medicamento é de R$ 159,3 milhões, que permitirá a aquisição de 34,4 mil frascos-ampola. Segundo o ministério, essa primeira remessa vai atender 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS. As próximas entregas estão programadas para dezembro deste ano, março e junho do próximo ano, totalizando quatro lotes.

Benefícios esperados

José Barreto Campello Carvalheira, diretor do Departamento de Atenção ao Câncer, comentou que a nova medicação pode reduzir a mortalidade em 50% para pacientes com HER2-positivo. Ele ressaltou a importância dessa entrega dentro do Outubro Rosa, destacando que o medicamento é um avanço significativo para a oncologia no Brasil.

Distribuição e protocolos

Após a chegada, o medicamento será repassado às secretarias estaduais de Saúde, que farão a distribuição conforme os protocolos clínicos estabelecidos. Com isso, espera-se atender a 1.144 pacientes até 2025, oferecendo uma nova esperança de tratamento para aquelas que têm câncer de mama em estágios mais avançados.

PUBLICIDADE

Relacionadas: