Brics não nasceu para afrontar ninguém, diz Lula na Malásia

Ricardo Stuckert / PR

Presidente brasileiro defende a importância do bloco em discurso na abertura da 47ª Cúpula da Asean

Lula defende a importância do Brics e a aproximação com a Ásia do Leste em discurso na Malásia.

Brics não nasceu para afrontar ninguém

Kuala Lumpur, 27 de outubro de 2023 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (27/10), na abertura da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), que o bloco dos Brics “não nasceu para afrontar ninguém”.

Importância da aproximação Brasil-Ásia

Em discurso, o petista destacou a importância da aproximação entre o Sudeste Asiático e o Brasil, ressaltando a necessidade de apoio da Ásia do Leste para fortalecer as respostas multilaterais à mudança do clima. A menção se deu em referência à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro em Belém (PA).

Contexto geopolítico

O chefe do Executivo brasileiro também expressou que “os mares que nos circundam não podem se tornar palco de violações do direito internacional”, em meio a tensões recentes na região. Lula se dispôs a mediar o conflito entre os Estados Unidos e a Venezuela, após encontro com Donald Trump, que concordou com a intermediação.

Compromissos ambientais e comerciais

Em seu discurso, Lula também abordou que o Brics é um veículo para uma governança global mais representativa e que a diversificação de relações é essencial para a autonomia do Sul Global. O fortalecimento do comércio intra-Brics foi destacado como uma resposta às medidas unilaterais que afetam o comércio internacional.

Iniciativas para o clima

O presidente anunciou que o Brasil lançará iniciativas para quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035 e o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que beneficiará nações da Bacia do Bornéu-Mekong, do Congo e da Amazônia, enfatizando a importância do investimento na preservação florestal.

Lula concluiu seu discurso reafirmando o compromisso do Brasil em ser um parceiro confiável e comprometido com a construção de um mundo mais inclusivo e sustentável.

PUBLICIDADE

Relacionadas: