Israel e Cruz Vermelha atuam em busca dos restos mortais
Israel e Cruz Vermelha buscam corpos de reféns em Gaza; Fórum das Famílias pede suspensão de acordo de paz.
A situação em Gaza se agrava com as buscas por corpos de reféns israelenses, conduzidas pela Cruz Vermelha e uma equipe egípcia. Na segunda-feira (27/10), o governo israelense anunciou que as operações estão sendo realizadas sob a supervisão rigorosa do Exército.
Números envolvidos
- Desde o acordo de trégua, 20 reféns vivos foram libertados pelo Hamas, mas apenas 15 dos 28 corpos que precisam ser devolvidos foram entregues até agora.
- O Fórum das Famílias exige a suspensão do acordo de paz até que todos os corpos sejam devolvidos.
Desafios nas buscas
Equipamentos de construção foram mobilizados para a recuperação dos corpos. O negociador do Hamas, Khalil al-Hayya, afirmou que as condições em Gaza dificultam a localização dos corpos, uma vez que as mudanças na paisagem causadas pela guerra complicam a identificação de locais de sepultamento.
Compromissos e negociações
Apesar das dificuldades, o Hamas reafirmou seu compromisso em devolver os restos mortais. O Fórum das Famílias pediu ao governo israelense e mediadores que não avancem nas próximas fases do acordo até que todas as obrigações sejam cumpridas. A segunda fase do acordo envolve desarmamento e outras questões ainda em discussão.