Entenda as características e a importância dos caças supersônicos Gripen na defesa ucraniana.
A Ucrânia pretende adquirir até 150 caças Gripen da Suécia, com negociações já em andamento.
O que são os caças Gripen
O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinaram uma carta de intenções na semana passada para exportar até 150 caças do modelo Gripen para a Ucrânia. A exportação vai acontecer após negociações em Linköping, onde os jatos são produzidos. O Gripen é um caça supersônico multifuncional, projetado para combates no ar, bombardeios aéreos e reconhecimento, sendo uma alternativa de baixo custo em relação a aviões mais caros, como o F-35.
Características do Gripen
O Gripen, nome sueco para a criatura mítica Grifo, tem mais de 15 metros de comprimento, pesa 16,5 toneladas e pode reabastecer e retornar ao ar entre 10 e 20 minutos após o pouso. Além disso, é capaz de operar em pistas irregulares. Este ano, foi utilizado em combate direto pela primeira vez, quando a Tailândia o empregou em confrontos com o Camboja. Anteriormente, o Gripen foi usado principalmente para policiamento aéreo e em missões da OTAN.
A história da Saab e do Gripen
A Suécia, que se tornou membro da União Europeia em 1995 e da OTAN em 2024, conta com a Saab para o fornecimento de sua força aérea desde a Segunda Guerra Mundial. A decisão de desenvolver o Gripen foi tomada na década de 1980, e o caça já foi exportado para países como África do Sul, Tailândia e Brasil. A Colômbia também decidiu adquiri-lo, demonstrando a crescente aceitação do modelo no mercado internacional.