Acompanhe os principais eventos que podem influenciar os mercados financeiros.
A semana será marcada por indicadores de inflação e balanços financeiros nos EUA e no Brasil.
Calendário econômico da semana
Após uma semana marcada pela divulgação do IPCA de setembro e pela reação positiva dos mercados à sinalização de que o ciclo de cortes de juros pode continuar, os investidores iniciam os próximos dias de olho em novos indicadores de preços e na agenda de autoridades monetárias. Na terça (21), o Banco Central publica o Boletim Focus, com as projeções do mercado para inflação, juros, câmbio e PIB.
Destaques da semana
- Segunda-feira (20): Divulgação do IPC-S da terceira quadrissemana de outubro pela FGV.
- Terça-feira (21): Publicação do Boletim Focus pelo Banco Central.
- Quarta-feira (22): Dados de vendas no varejo ampliado de agosto pelo IBGE e divulgação do Livro Bege do Federal Reserve.
- Quinta-feira (23): Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) da FGV e pedidos de auxílio-desemprego nos EUA.
- Sexta-feira (24): Dados de vendas de moradias novas em setembro e indicadores de confiança do consumidor da Universidade de Michigan.
Expectativas para os mercados
Os investidores estão atentos às falas de dirigentes do Federal Reserve, especialmente do presidente Jerome Powell, que podem indicar a continuidade da alta de juros. A divulgação de dados de inflação, como o IPCA-15, será crucial para o entendimento do cenário econômico no Brasil. Com a temporada de resultados iniciando, as ações de empresas como a WEG (WEGE3) também devem atrair atenção.
Conclusão
Fique ligado nos principais indicadores e discursos que podem impactar os mercados ao longo da semana. A dinâmica da inflação nos EUA e no Brasil será um ponto central a ser observado.