Câmara analisa MP que isenta taxa de verificação de taxímetros

Câmara dos Deputados

Medida provisória pode beneficiar taxistas ao eliminar custos com inspeção

Câmara dos Deputados discute MP que isenta taxistas de taxa de verificação de taxímetros.

A Câmara dos Deputados iniciou a Ordem do Dia do Plenário e analisa agora a Medida Provisória 1305/25, que isenta os taxistas da taxa de verificação de taxímetros, no valor de R$ 52 por aparelho, normalmente devida ao Inmetro. Essa discussão ocorre em 27 de outubro de 2025, às 19h38.

Detalhes da Medida Provisória

De acordo com o texto aprovado na comissão mista, elaborado pelo deputado José Nelto (União-GO), para municípios com até 50 mil habitantes, a verificação anual passará a ser realizada a cada dois anos. Uma portaria do Inmetro (Portaria 433/25) já havia estabelecido essa nova periodicidade para todos os municípios brasileiros.

Benefícios para os Taxistas

A isenção da taxa vale tanto para a inicial, a cargo do fabricante ou importador do veículo, quanto para as taxas seguintes durante um período de cinco anos. Essa medida visa reduzir os custos operacionais para os taxistas, facilitando a regularização de seus veículos.

Acompanhamento da Votação

Mais informações sobre a votação e seus desdobramentos serão divulgadas em instantes. Assista ao vivo a sessão na Câmara dos Deputados.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: