Câmara aprova urgência para proibir cobrança extra de bagagem de mão

Projeto visa impedir tarifas sobre bagagens de mão em voos

Câmara aprova urgência para projeto que proíbe cobrança extra por bagagem de mão.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (21/10), o requerimento de urgência para o projeto de lei que proíbe companhias aéreas de cobrarem valores extras de passageiros que levarem bagagem de mão. O texto poderá agora ser analisado diretamente no plenário, sem necessidade de passar por comissões temáticas.

Detalhes do projeto

O projeto define que a bagagem de mão deve caber nos compartimentos superiores da cabine do avião e respeitar os limites de peso e dimensões determinados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Já os itens pessoais incluem bolsas, mochilas, pastas ou volumes equivalentes que possam ser colocados sob o assento à frente do passageiro.

Anúncio da votação

A votação foi anunciada na quinta-feira (16/10) pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), no perfil no X (antigo Twitter). Desde a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, na madrugada de 17 de setembro, o parlamentar tem pautado propostas de apelo popular, especialmente nas áreas de educação e segurança pública, e fez nove anúncios no X.

PUBLICIDADE

Relacionadas: