Câmara de Curitiba discute políticas para população em situação de rua

Audiência pública aborda direitos e dignidade dos que vivem nas ruas

Audiência na Câmara de Curitiba discute direitos e políticas para a população em situação de rua.

Nesta última segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma audiência pública para debater o tema “População em Situação de Rua: Dignidade, Direitos e Políticas”. A iniciativa foi da vereadora Vanda de Assis (PT) e reuniu, além das demais vereadoras da Casa, deputadas federais, representantes da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), do Ministério Público do Paraná (MPPR) e ativistas sociais. Com transmissão ao vivo pelo YouTube da CMC, o evento aconteceu no auditório do Legislativo.

Acolhimento e direitos humanos

Vanda de Assis destacou a importância do acolhimento e a urgência de um debate que vá além de soluções emergenciais. “A ausência de respostas estruturais adequadas evidencia a necessidade de um debate público que privilegie estratégias integradas e de longo prazo”, afirmou. A deputada federal Carol Dartora (PT) ressaltou a desumanidade da insegurança habitacional e a defesa dos direitos da população de rua.

Medidas e propostas

Durante a audiência, Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e Camilla Gonda (PSB) falaram sobre a importância de ações integradas em relação à moradia e saúde. A assistente social do MPPR, Giovana Kucaniz, mencionou que Curitiba possui o maior número de pessoas em situação de rua no estado. O defensor público Antonio Victor Barbosa de Almeida enfatizou a necessidade de integrar políticas públicas para abordar a questão.

A voz da população

Após as falas dos convidados, foi aberto um período para que os presentes, especialmente os moradores de rua, pudessem compartilhar suas histórias. Vanda de Assis encerrou a audiência afirmando que o Legislativo está empenhado em criar políticas de dignidade humana e que os moradores não estão sozinhos.

PUBLICIDADE

Relacionadas: