Análise da consultoria 4intelligence aponta resiliência nos mercados mesmo diante de tensões globais
Câmbio deve permanecer volátil, mas sem grandes alterações, segundo a 4intelligence.
A consultoria 4intelligence analisa que, mesmo com a paralisia das atividades governamentais nos Estados Unidos, que já entra na terceira semana, e o recrudescimento das tensões comerciais entre EUA e China, o câmbio deve permanecer volátil. O dólar tem mostrado resiliência, sem grandes impactos nos mercados financeiros.
Situação do câmbio no Brasil
Recentemente, o câmbio no Brasil sofreu um aumento expressivo, com a maior alta semanal do dólar em 2025. Essa desvalorização do real está atrelada ao fortalecimento do dólar no mercado internacional e a riscos fiscais internos, especialmente após decisões legislativas que aumentaram incertezas no cenário econômico doméstico. A 4intelligence destaca que a volatilidade cambial deve se manter elevada em razão do calendário eleitoral brasileiro.
Expectativas e projeções
A 4intelligence projeta que o dólar alcance R$ 5,45 ao fim de 2025 e R$ 5,60 ao final de 2026. A consultoria acredita que a recuperação do dólar não deve se intensificar, o que poderá aliviar, ainda que parcialmente, as pressões sobre ativos e moedas emergentes. Além disso, a inflação corrente e projetada apresenta trajetória mais favorável, embora ainda distante do centro da meta do Banco Central.
Cenário internacional
No cenário internacional, a recuperação do dólar é influenciada por crises políticas e fiscais na França e no Japão, que enfraqueceram o euro e o iene. As expectativas de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve também colaboram para o fortalecimento da moeda americana. Apesar de um cenário global de incertezas, a análise da 4intelligence indica que não haverá grandes alterações de patamar no câmbio no curto prazo.