Leilão inédito marca o início de um novo modelo de gestão de canais aquaviários no Brasil
Consórcio venceu leilão e fará R$ 1,23 bilhão em investimentos no canal do Porto de Paranaguá.
Nesta quarta-feira (22), o Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) venceu o leilão inédito do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O contrato de 25 anos prevê R$ 1,23 bilhão em investimentos e ampliará a profundidade do canal de 13,3 metros para 15,5 metros, marcando um modelo pioneiro de gestão de canais aquaviários no Brasil.
Importância do leilão
O governador Carlos Massa Ratinho Junior acompanhou o leilão e destacou que o resultado é um passo importante no planejamento estratégico iniciado em 2019 para transformar o Paraná no principal hub logístico da América do Sul. O estado, que concentra 70% do PIB do continente, tem investido em infraestrutura de transporte, incluindo modernização de portos e rodovias.
Detalhes do investimento
As melhorias no Porto de Paranaguá incluem um novo Moegão ferroviário e um futuro Píer em T, que aumentarão significativamente a capacidade operacional do porto. O governador afirmou que essas obras permitirão uma movimentação de cargas 35% maior e uma redução de 12% nos custos para os usuários.
Modelo inovador
Este modelo de concessão transfere à iniciativa privada a responsabilidade pela dragagem e manutenção do canal, com metas claras de profundidade e eficiência. O consórcio vencedor ofereceu um desconto máximo de 12,63% na tarifa Inframar, assegurando benefícios diretos aos usuários do porto. Além do investimento de R$ 276 milhões, o CCGD deve desembolsar R$ 86 milhões anualmente, além de 3% da receita.
Futuro do porto
O novo calado de 15,5 metros coloca o Porto de Paranaguá em uma posição vantajosa em relação a outros portos do Cone Sul, aumentando a competitividade de produtos paranaenses no mercado internacional. O modelo de concessão adotado poderá servir de referência para futuros leilões em outros portos brasileiros, com a expectativa de que a redução de tarifas beneficie armadores e exportadores.
Esta iniciativa é vista como um marco histórico para o Paraná e para o sistema portuário brasileiro, consolidando a eficiência e a atratividade comercial do estado.