Carreta Saúde da Mulher realiza 1,5 mil atendimentos em Santo Antônio do Caiuá

Geraldo Bubniak/AEN

Ação do programa Paraná Rosa promove saúde entre mulheres da região

A Carreta Saúde da Mulher atendeu 1.537 mulheres em Santo Antônio do Caiuá, promovendo exames e consultas essenciais.

A Carreta Saúde da Mulher realizou 1.537 atendimentos em Santo Antônio do Caiuá, no Noroeste do Paraná, onde permaneceu durante seis dias oferecendo consultas e exames. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e parte do programa Paraná Rosa, teve como objetivo levar serviços essenciais de prevenção à saúde. Durante o período, também puderam aproveitar a estrutura mulheres de cidades vizinhas como Inajá, Cruzeiro do Sul, Alto Paraná e Nova Londrina.

Resultados do atendimento

Até o último sábado (1º), foram realizadas 392 consultas médicas e 1.145 exames, que incluem 533 ultrassonografias, 160 exames citopatológicos e 452 mamografias. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a efetividade do programa, afirmando que “estamos garantindo o diagnóstico precoce e a atenção primária”. Ele também expressou a esperança de que mulheres de outras regiões, como Oeste, Sudoeste e Litoral, possam aderir a essa oportunidade oferecida pelo Governo do Estado.

Próximas atividades

Nesta semana, as mulheres de Mariluz e dos municípios de Brasilândia do Sul, Alto Piquiri, Perobal e Goioerê terão a oportunidade de receber os atendimentos. A Carreta opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h. Ela oferece exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico (Papanicolau, de 25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide, além de orientações sobre promoção de saúde e autocuidado.

Agilidade nos diagnósticos

Os resultados dos exames de ultrassom são entregues na hora, enquanto os demais têm prazos variados: os resultados de mamografia podem ser acessados online em até cinco dias, e os de citopatologia em até 15 dias. Para participar, as interessadas devem agendar atendimento no sistema do município, apresentando a guia de encaminhamento e o pedido médico.

Investimento no programa

A Carreta Saúde da Mulher é uma iniciativa do Governo do Estado, viabilizada pela Sesa, em parceria com a Volkswagen do Brasil, no âmbito do programa Paraná Competitivo, com um investimento de R$ 10,8 milhões. O balanço parcial já indica um alto impacto, com mais de 8,4 mil atendimentos gratuitos realizados, incluindo 6.221 exames e 2.266 consultas médicas.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: