Matinhos (PR) recebeu, entre os dias 19 e 21 de novembro, a última edição do ano do projeto Talento Feminino – Onda 1, iniciativa da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) dedicada ao desenvolvimento técnico, tático e formativo de surfistas mulheres em todo o país. A atividade reuniu 23 atletas inscritas, do Paraná e também de outros estados, além de treinadoras e referências nacionais do esporte.
A programação contou com a presença de Karina Abras, Jaqueline Silva, Keyksland e Tais Almeida, que conduziram treinos práticos, sessões de vídeoanálise, mentorias e rodas de conversa com foco em alto rendimento e trajetória profissional.
E no sábado (22), aconteceu um workshop especial ministrado por Karina Abras, direcionado às atletas inscritas e às treinadoras de surf, com conteúdos sobre metodologia de treinamento, acompanhamento técnico, gestão de carreira e boas práticas para o fortalecimento do surfe feminino na base.
O Paraná também marcou presença com duas atletas trainees selecionadas e uma professora de surf, Gabriela Levy, Nathalie Martins e Pérola de Souza, que vivenciaram uma rotina completa de treinamento e aperfeiçoamento estratégico, ampliando repertório competitivo para os circuitos estadual e nacional.
De acordo com a comissão técnica da CBSurf, a edição do Onda 1 em Matinhos consolidou o ciclo anual de formação feminina no país e reforçou o compromisso da entidade em ampliar oportunidades, qualificar profissionais e fortalecer o surfe feminino em todas as regiões. O encontro marcou o encerramento das ações de capacitação de 2025, com novas iniciativas programadas para 2026.
“O estado do Paraná já estava na meta da CBSurf. O objetivo do Talento Feminino é fazer o mapeamento das atletas para entender como o surf feminino vem se desenvolvendo no estado”, disse Karina Abras (Treinadora da Seleção Brasileira de Surf – CBSurf).




















Créditos: Keiks Fornazari @keiksland



