Uma base e cinco opções para aprimorar suas receitas
A tradicional técnica francesa do bechamel, um dos molhos-base da gastronomia mundial, ganha novas versões nas mãos do chef Will Peters, da Saza Cozinha. Com textura cremosa e sabor amanteigado, a receita leva ingredientes simples como manteiga, farinha de trigo e leite, podendo ser usada em diversos preparos. Desta vez, ela serve como ponto de partida para cinco molhos diferentes. “O bechamel é um ponto de partida versátil, que se adapta a diferentes pratos e preferências”, afirma Will Peters, chef da Saza Cozinha.
A receita clássica do bechamel leva 50 g de manteiga, 50 g de farinha de trigo e 500 ml de leite integral. Após derreter a manteiga e misturar a farinha até formar o roux (base espessante da receita), o leite é adicionado aos poucos até engrossar. Sal, noz-moscada e pimenta-do-reino completam o preparo. A partir daí, é possível criar molhos de queijo, mostarda, ervas, cogumelos e espinafre, ideais para acompanhar massas, carnes e legumes.
Abaixo você confere cinco molhos a base de bechamel e como usá-los nos seus preparos:
Molho de queijo: adicione 100 g de parmesão e 100 g de muçarela. Cremoso e versátil, o molho de queijo harmoniza perfeitamente com massas como penne, fusilli e nhoque. Também combina com batatas fritas, nachos, tiras de frango e anéis de cebola. Pode ser usado em hambúrgueres ou sobre legumes e carnes grelhadas, realçando o sabor com sua textura aveludada.
Molho de mostarda: acrescente 2 colheres (sopa) de mostarda Dijon. Com sabor marcante e leve toque picante, esse molho é ideal para carnes grelhadas, especialmente frango e filé mignon. Também acompanha bem batatas rústicas, sanduíches e petiscos, além de ser excelente opção para saladas e wraps.
Molho de ervas: misture 2 colheres (sopa) de ervas frescas como salsa, tomilho e cebolinha. Refrescante e aromático, o molho de ervas traz leveza e sabor natural a carnes, peixes, aves e legumes. É uma boa opção também para massas e saladas, valorizando os ingredientes sem sobrepor seus sabores.
Molho de cogumelos: adicione 150g de cogumelos refogados. De sabor terroso e envolvente, o molho de cogumelos combina com carnes vermelhas, aves e massas, trazendo sofisticação ao prato. Também harmoniza com risotos, nhoques e legumes salteados.
Molho de espinafre: incorpore 150 g de espinafre cozido e picado. Leve e nutritivo, o molho de espinafre combina com massas, frangos, peixes e legumes. É uma excelente opção para gratinar lasanhas, nhoques e panquecas, agregando cor e frescor às receitas.
“Essa é a magia da gastronomia: a base é a mesma, o bechamel. O que muda são os ingredientes adicionais, que criam inúmeras possibilidades”, finaliza o chef.
O Saza Cozinha está localizado na tradicional Rua Moyses Marcondes, nº 440, no bairro Juvevê, importante polo gastronômico de Curitiba. O restaurante serve almoço de terça a sexta-feira, das 11h30 às 14h30, e aos sábados e domingos, das 12h às 16h; e jantar de terça a sábado, das 19h às 23h. Mais informações podem ser encontradas nos perfis oficiais do restaurante e do chef no Instagram: @sazacozinha e @willianpeters.