Originária do México e da Guatemala, a chia, semente ancestral, conquistou o Brasil a partir de 2014. Inicialmente associada ao emagrecimento, sua versatilidade e riqueza nutricional a elevam ao status de superalimento, oferecendo muito mais do que a simples perda de peso.
Segundo a nutróloga Fernanda Cortez, a composição da chia é o segredo de seus benefícios. Rica em ômega 3, fibras, proteínas, cálcio, fósforo e zinco, essa combinação poderosa a torna um verdadeiro tesouro nutricional. “Essa gama de componentes faz com que a semente seja conhecida como um superalimento”, ressalta a especialista.
Um dos grandes destaques da chia é sua ação antioxidante, que combate os radicais livres, retardando o envelhecimento celular. “Os antioxidantes ajudam a prevenir diversas doenças, como hipertensão, artrite, obesidade e até mesmo enfermidades degenerativas como Parkinson e Alzheimer e alguns tipos de câncer”, explica Fernanda Cortez.
Além de proteger contra doenças, a chia também contribui para a saúde da pele, preservando sua jovialidade. Para saber mais sobre os benefícios da chia, confira a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles. Mantenha-se atualizado sobre saúde e ciência seguindo nosso Instagram.