Chanceler chinês se comunica com secretário americano em meio a tensões comerciais
Ministro das Relações Exteriores da China discute relações comerciais com os EUA antes de reunião entre Xi e Trump.
Na segunda-feira (27), o chanceler chinês Wang Yi contatou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, para discutir a possibilidade de um entendimento entre China e EUA, antes de um encontro entre os presidentes Xi Jinping e Donald Trump, que ocorrerá na Coreia do Sul, à margem da reunião da Apec. A expectativa por uma trégua comercial aumenta, mesmo diante das recentes tensões.
Telefone entre líderes
O comunicado chinês não confirmou diretamente a reunião entre os líderes, mas a Casa Branca já havia anunciado que o encontro está agendado para quinta-feira (30). Nas últimas semanas, as relações comerciais entre as duas potências sofreram novos atritos, com a China restringindo exportações de terras raras e os EUA impondo taxas adicionais sobre navios chineses.
Negociações em Kuala Lumpur
Os negociadores comerciais dos dois países se reuniram na Malásia no último fim de semana para discutir um acordo que inclui temas como soja e o aplicativo TikTok. Wang destacou que as relações comerciais entre China e EUA passaram por diversas reviravoltas, mas ambos os lados melhoraram seu entendimento durante as negociações.
Compromisso com o diálogo
Wang afirmou que as relações bilaterais podem evoluir, desde que ambos os países estejam comprometidos com a resolução de conflitos através do diálogo e evitem pressionar um ao outro. Trump, a caminho do Japão, reiterou que existe uma boa chance de um acordo comercial ser alcançado entre os dois países.