Tensões aumentam entre os dois países após confronto marítimo
China solicitou que Filipinas cessem provocações no Mar do Sul após confrontos.
Nesta segunda-feira (13), em Pequim, a China pediu que as Filipinas não desafiem seus esforços para salvaguardar sua soberania territorial no Mar do Sul da China, após um confronto de embarcações perto de ilhas disputadas. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, solicitou que as Filipinas cessem imediatamente com suas “provocações”.
Contexto do conflito
O conflito ocorreu após trocas de acusações entre os dois países no domingo, em um incidente próximo a Sandy Cay, um recife de coral nas Ilhas Spratly. As tensões aumentaram com o intercâmbio de acusações sobre as ações marítimas de ambos os lados.
Impactos econômicos
Além das questões territoriais, as exportações da China tiveram um crescimento de 8,3% no último mês, superando a expectativa de 6% segundo pesquisa da Reuters. Este crescimento econômico pode influenciar a postura da China nas negociações e confrontos no Mar do Sul.
Repercussões internacionais
A situação no Mar do Sul da China é monitorada de perto por outras nações, dado seu impacto potencial nas rotas comerciais e na segurança regional. A posição da China e suas interações com as Filipinas são críticas para a estabilidade na área.