China suspende controle nas exportações de terras raras

2010REUTERS

Medidas de controle ficam suspensas até 2026

O Ministério do Comércio da China suspendeu controles de exportação até 2026, impactando a cadeia de terras raras e minerais críticos.

Nesta sexta-feira (7), o Ministério do Comércio da China (Mofcom) e a Administração-Geral das Alfândegas anunciaram a suspensão, até 10 de novembro de 2026, de uma série de medidas de controle de exportação que foram anunciadas em 9 de outubro e que afetavam a cadeia de terras raras e minerais críticos. Essa decisão é significativa, considerando o impacto na indústria global de tecnologia e energia limpa.

Detalhes das medidas suspensas

As regras que ficam temporariamente sem efeito incluem licenças obrigatórias para exportar equipamentos de separação e refino usados na produção de terras raras. Produtos como minérios e reagentes de flotação também estavam sob controle, com implicações diretas para indústrias que dependem desses insumos.

Impacto nas exportações

Além disso, o anúncio nº 57 ampliava o controle sobre produtos que contêm terras raras médias e pesadas, essenciais para tecnologias como lasers e dispositivos de telecomunicações. O congelamento dessas medidas ocorre em um contexto de queda acentuada nas exportações da China, que enfrentam seu pior desempenho desde fevereiro deste ano.

Relações comerciais

A suspensão das medidas de controle também surge após a recente reunião entre o presidente dos EUA e o líder chinês, Xi Jinping. O governo dos EUA formalizou a suspensão do aumento de tarifas sobre produtos chineses, o que pode indicar um esforço para aliviar tensões comerciais entre os dois países.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Fonte: 2010REUTERS

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: