Chuva e nova frente fria trazem tempo instável ao Brasil nesta semana

Sul do país na última semana de outubro • CNN Brasil

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem enfrentar temporais a partir de segunda-feira

Uma nova frente fria atinge o país nesta segunda-feira (27), trazendo temporais nas regiões Sul e Sudeste.

Uma nova frente fria atinge o país nesta segunda-feira (27). Segundo o Climatempo, temporais podem ocorrer nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Não há previsão de queda de temperatura acentuada na Região Centro-Sul, mas há risco de fortes pancadas de chuva em parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país.

A previsão é de que a partir de terça-feira (28), esta frente fria avance pelo litoral de São Paulo, e na quarta-feira (29) siga pelo litoral do estado do Rio de Janeiro, chegando ao Espírito Santo entre quinta e sexta-feira. O Inmet emite alerta de chuvas intensas para a região centro-sul do país.

Números e indicadores do caso

As áreas de instabilidade da frente fria podem provocar temporais na região da Grande Curitiba, Centro-Leste, Norte e Oeste do Paraná. Chuvas fortes e moderadas atingem o Sudoeste e Sul do estado. Também há risco de temporais na serra e no litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí. No extremo norte do Rio Grande do Sul, ainda pode chover com moderada a forte intensidade em alguns locais.

Impactos do clima

Regiões de São Paulo próximas da divisa com o Paraná estão em alerta para temporais, como os municípios de Presidente Prudente e Ourinhos, com chuvas desde cedo. Na Grande São Paulo, há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes pelo litoral e nas demais áreas do interior paulista, principalmente à tarde e à noite. No Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Grande Rio, algumas pancadas de chuva moderadas e fortes poderão ocorrer a partir da tarde.

Projeções futuras

Na região Centro-Oeste, a nova frente fria estimula o aumento da instabilidade sobre o Mato Grosso do Sul, e em algumas áreas de Mato Grosso e de Goiás. Temperaturas excepcionalmente baixas, registradas em algumas capitais brasileiras, não eram observadas há décadas. Geadas tardias ocorreram nos três estados da Região Sul e em locais mais elevados da serra da Mantiqueira, no Sudeste.

A presença prolongada do ar frio de origem polar sobre o Sul e o Sudeste do Brasil, combinada com dias de nebulosidade e chuva, deixaram as temperaturas abaixo do normal. As baixas temperaturas também avançaram sobre áreas do Mato Grosso do Sul, Goiás e sul da Bahia, enquanto no Norte do Brasil e no Noroeste de Mato Grosso, as temperaturas abaixo da média são associadas ao excesso de nebulosidade e chuva frequente ao longo do mês de outubro. Na última semana do mês, o frio volta a aparecer em razão do aumento da nebulosidade e da chuva.

PUBLICIDADE

Relacionadas: