Novas informações revelam ações autorizadas pela administração Trump
Trump autoriza ações da CIA na Venezuela, intensificando a pressão sobre Maduro.
Em 22 de outubro de 2025, ao conceder o aval à Agência Central de Inteligência (CIA) para operações na Venezuela, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu “ações agressivas contra o governo venezuelano”. As informações foram divulgadas pelo jornal norte-americano “The Washington Post”.
Segundo a reportagem, “o documento [que dá aval para as ações] não ordena explicitamente que a CIA derrube Maduro, mas autoriza medidas que podem levar a esse resultado”, conforme fontes do governo que tiveram acesso ao documento. Na semana passada, Trump, em entrevista coletiva na Casa Branca, foi questionado sobre se a agência tinha permissão para “eliminar Maduro”, ao que respondeu que a Venezuela “está sentindo a pressão”.
Aumento da tensão militar
O cenário se torna ainda mais tenso com as operações das Forças Armadas dos EUA contra embarcações em águas internacionais do Caribe. Com navios e submarinos posicionados próximos à costa venezuelana, o governo Trump está realizando bombardeios contra embarcações supostamente operadas por “narcoterroristas”.
Na última terça-feira (14/10), o líder norte-americano anunciou um novo bombardeio contra um barco na costa da Venezuela, sendo essa a quinta ofensiva registrada desde agosto, resultando em 27 mortos até o momento. Essas ações refletem a estratégia do governo dos EUA para intensificar a pressão sobre o regime de Maduro e combater o narcotráfico na região.