O fim de semana reserva mudanças significativas no clima para diversas regiões brasileiras. O Sul do país se prepara para a formação de um ciclone extratropical e o avanço de uma nova frente fria, eventos que prometem trazer chuva, ventos fortes e potencial para temporais.
No sábado (27), a frente fria, associada ao ciclone, provocará pancadas de chuva no oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, com risco de temporais e rajadas de vento intensas no litoral. A instabilidade se espalhará ao longo do dia para o centro-sul, litoral e noroeste gaúcho, alcançando também o oeste de Santa Catarina e do Paraná durante a noite.
O domingo (28) trará a progressão da chuva para o norte e o litoral do Rio Grande do Sul, atingindo grande parte de Santa Catarina e do Paraná, incluindo áreas costeiras. As temperaturas devem permanecer amenas, especialmente na Serra Gaúcha e Catarinense, e a previsão indica ventos intensos ao longo de todo o fim de semana.
No Sudeste, a circulação de ventos marítimos manterá a chuva fraca no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além do leste de Minas Gerais, no sábado. No restante da região, o tempo deverá permanecer firme. Há possibilidade de geada no sul mineiro e temperaturas amenas em grande parte da região. No domingo, o aumento da nebulosidade em São Paulo e parte de Minas Gerais poderá trazer pancadas isoladas, enquanto o norte mineiro continuará sob calor intenso.
O Centro-Oeste terá tempo firme na maior parte da região no sábado, embora haja previsão de pancadas de chuva no norte de Mato Grosso. As temperaturas permanecerão elevadas, com máxima podendo atingir 38 °C em Cuiabá. No domingo, novas áreas de instabilidade avançarão sobre o sul e oeste de Mato Grosso do Sul e o centro-norte de Mato Grosso, com risco de temporais. Apesar do aumento da nebulosidade, o calor persistirá na maior parte do Centro-Oeste.
No Nordeste, a chuva persistirá entre o litoral da Bahia e Pernambuco no sábado, com pancadas fortes em Salvador, Aracaju e Maceió. No interior, o tempo seguirá firme, com sol forte e baixa umidade. No domingo, a instabilidade continuará entre o litoral norte da Bahia e Pernambuco, enquanto no interior da região as temperaturas permanecerão elevadas, podendo chegar a 38 °C no Piauí.
A região Norte terá pancadas de chuva no sábado em Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Pará, com risco de temporais isolados. No Tocantins, o tempo permanecerá firme, mas com calor intenso e baixa umidade. No domingo, a chuva se concentrará na faixa oeste da região, atingindo principalmente Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia. No restante da área, o sol aparecerá entre nuvens, e as temperaturas continuarão altas.