Ciclone Extratropical Alerta o Sul: Temporais, Granizo e Impacto no Sudeste

O Sul do Brasil se prepara para enfrentar intensos fenômenos climáticos no início desta semana, com a chegada de um ciclone extratropical. A previsão indica temporais, ventania e queda de granizo, exigindo atenção redobrada em toda a região. O Sudeste também sentirá os efeitos, embora de forma mais amena e localizada.

O ciclone, que se formará no litoral gaúcho, trará pancadas de chuva e risco de temporais para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do oeste do Paraná. Rajadas de vento, com velocidade superior a 60 km/h, são esperadas nessas áreas. A previsão aponta para acumulados de chuva entre 40 mm e 60 mm entre segunda e terça-feira. No restante do Paraná, o tempo permanece firme, com temperaturas acima dos 30ºC, aumentando o risco de incêndios. A partir de quarta-feira, o tempo deve melhorar em todo o Sul, com elevação gradual das temperaturas.

No Sudeste, o ciclone deve chegar na terça-feira, provocando rajadas de vento intensas em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. A força dos ventos pode ser suficiente para derrubar árvores e interromper o fornecimento de energia elétrica. O litoral do Sudeste e o leste mineiro também devem registrar pancadas de chuva. A maior parte da região, no entanto, terá tempo firme e predomínio de sol. As temperaturas devem subir em São Paulo e no Rio de Janeiro, após um fim de semana frio. A umidade do ar estará baixa, abaixo de 30%, em grande parte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com termômetros podendo alcançar 37ºC nas áreas interioranas. A previsão de chuva para Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais é de, no máximo, 10 mm até sexta-feira.

No Centro-Oeste, a chuva se concentrará no extremo sul de Mato Grosso do Sul e no noroeste de Mato Grosso, com acumulados entre 20 mm e 30 mm. No extremo norte mato-grossense, pancadas de chuva são esperadas na segunda-feira. Nas demais áreas, o tempo será quente e seco, com temperaturas elevadas, podendo chegar a 41°C, especialmente no centro-norte de Mato Grosso do Sul, em Goiás e em Mato Grosso.

O Nordeste continuará sob a influência das “ondas de leste”, com chuva entre 10 mm e 20 mm ao longo da semana para Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte. As temperaturas seguirão elevadas, com umidade relativa do ar abaixo de 30% e termômetros podendo alcançar 38°C nas regiões de interior.

No Norte, a previsão indica diminuição das pancadas de chuva em Rondônia e no Acre, mas ainda há risco de temporais no oeste da região e no oeste do Pará. O calor e o tempo seco predominam no Tocantins e sul do Pará, com umidade relativa do ar abaixo de 30%. No Amazonas, em Roraima e em Rondônia, o acumulado de chuva ao longo da semana deve ficar entre 30 mm e 40 mm. O calor intenso e o tempo seco prevalecem no centro-sul paraense e no Tocantins, com máximas acima dos 40°C.

PUBLICIDADE

Relacionadas: