Feriado de Nossa Senhora Aparecida será impactado por fenômeno climático
O feriado de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12, terá chuvas fortes e ventos de até 90 km/h em diversas regiões do Brasil.
A formação de um novo ciclone extratropical provocará chuvas fortes em cinco Estados brasileiros durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, no domingo, 12, de acordo com a MetSul Meteorologia. A situação se agrava na região, com a previsão de ventos de até 90 km/h e riscos de temporais.
Expectativas climáticas
Uma área de baixa pressão vai se aprofundar no centro da Argentina no fim de sábado, 11, e a frente fria associada ao ciclone avançará entre o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. O Rio Grande do Sul poderá registrar chuvas isoladas no sábado, mas a expectativa é que no domingo a situação se intensifique, com chuvas fortes e risco de vendavais, que podem causar destelhamentos e queda de árvores.
Impacto nas regiões afetadas
Ainda no domingo, devido ao rápido deslocamento da frente fria, chuvas e tempestades devem atingir também Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. A MetSul prevê instabilidade intensa nos três Estados do Sul e no Mato Grosso do Sul, com temporais possíveis em São Paulo.
Continuação do fenômeno
Na segunda-feira, 13, o ciclone seguirá seu caminho pelo Centro-Oeste e grande parte do Sudeste do Brasil, com expectativa de chuvas fortes na capital paulista. As regiões leste e sul do Rio Grande do Sul poderão registrar ventos de até 90 km/h, aumentando o risco de quedas de energia. Na terça-feira, 14, o ciclone estará mais afastado do continente, mas ainda causará instabilidade entre o Centro-Oeste e o Sudeste.