Alertas de ventos fortes e agitação marítima
Após o tornado de 7 de setembro, o Litoral do Paraná está em alerta devido à formação de um ciclone com ventos acima de 70 km/h.
Após o tornado que atingiu o interior do Paraná nesta sexta-feira (7), o Litoral do estado entrou em alerta máximo por causa da formação de um ciclone extratropical, fenômeno que deve provocar ventos acima de 70 km/h e forte agitação marítima, com ondas grandes e risco para embarcações. O alerta foi emitido pela Defesa Civil de Matinhos e vale até domingo (8).
Ventos fortes e agitação marítima
Segundo o Metsul Meteorologia, o ciclone se forma entre esta sexta e sábado na região Sul do Brasil, trazendo uma onda de tempestades com chuva forte a intensa, ventos e granizo. “Essa condição deixa a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral em estado de atenção, especialmente entre a noite de sexta e a manhã de sábado”, informou o órgão.
Cuidados recomendados pela Defesa Civil
A prefeitura de Matinhos reforçou cuidados para quem mora ou circula pela região litorânea durante o alerta:
- Evite permanecer ou estacionar veículos sob árvores e estruturas metálicas;
- Durante tempestades, mantenha-se longe de áreas abertas e corpos d’água;
- Não tente atravessar ruas ou áreas alagadas;
- Em caso de ventos fortes, desligue aparelhos elétricos e feche portas e janelas;
- Se um fio elétrico cair sobre o veículo, permaneça dentro e acione o Corpo de Bombeiros (193).
A Defesa Civil estadual segue monitorando as condições climáticas em todas as regiões do Paraná e recomenda que a população acompanhe os avisos oficiais e evite deslocamentos desnecessários durante o período de alerta.
Fonte: nossodia.com.br