Pesquisa revela potencial habitabilidade do planeta localizado a menos de 20 anos-luz da Terra
Cientistas identificam o exoplaneta GJ 251 c, classificado como Super-Terra, com potencial para abrigar vida.
28/10/2025 15:32, atualizado 28/10/2025 15:32
Encontrar lugares no espaço que possam abrigar vida futuramente é uma das principais missões dos cientistas. Sempre em busca de novos candidatos, pesquisadores encontraram mais um com potencial: trata-se do exoplaneta GJ 251 c, localizado a menos de 20 anos-luz da Terra.
Super-Terra: cientistas confirmam novo planeta em zona habitável
O planeta foi classificado como Super-Terra por ter cerca de quatro vezes a massa da Terra e dados indicarem que ele é rochoso. A descoberta liderada por pesquisadores norte-americanos foi publicada na última quinta-feira (23/10) na revista científica The Astronomical Journal.
A zona habitável e a busca por água
De acordo com um dos autores do estudo, Suvrath Mahadevan, o GJ 251 c está na ‘Zona Cachinhos Dourados’, uma distância exata de sua estrela que permite que água líquida exista em sua superfície, se tiver a atmosfera adequada. A busca por planetas que possam abrigar água e, possivelmente, vida fez astrônomos projetarem e construírem telescópios e modelos computacionais mais avançados.
Métodos de descoberta
Para identificar o GJ 251 c, o primeiro local investigado foi a zona habitável, onde detectaram oscilações na luz da estrela GJ 251. A descoberta aconteceu com o auxílio do Habitable-Zone Planet Finder (HPF), um espectrógrafo sensível à luz infravermelha. Ele separa a luz da estrela em diferentes cores para identificar minúsculas variações causadas por planetas. O dispositivo está acoplado ao Telescópio Hobby-Eberly, localizado no Texas (EUA).
Confirmação e futuras investigações
Posteriormente, o espectrômetro NEID também confirmou as observações feitas pelo HPF. Novas investigações devem ser realizadas para investigar se a potencial Super-Terra vira realidade. “Embora ainda não possamos confirmar a presença de atmosfera ou vida em GJ 251 c, o planeta representa um alvo promissor para futuras explorações”, finaliza Mahadevan.