Cinco UBS em Curitiba abrem para vacinação

Iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação

Cinco Unidades Básicas de Saúde de Curitiba abrirão neste sábado para mutirão de vacinação, das 8h às 11h.

Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Curitiba irão abrir as portas neste sábado (11), das 8h às 11h, para a realização de mutirões de vacinação. A iniciativa, parte da Campanha Nacional de Multivacinação promovida pelo Ministério da Saúde, busca incentivar a atualização da carteira vacinal de crianças, adolescentes e adultos, garantindo proteção contra diversas doenças.

Unidades que oferecem vacinação

As UBS que estarão abertas para vacinação neste sábado são:

  • UBS Vitória Régia – Rua Paul Garfunkel, 2.000 – CIC
  • UBS Pompeia – R. João Batista Bettega Jr, 125 – Tatuquara
  • UBS Monteiro Lobato – Rua Olivio José Rosetti, 538 -Tatuquara
  • UBS Uberaba de Cima – Rua Capitão Leônidas Marques, 1.392 – Uberaba
  • UBS São João Del Rey – Rua Realeza, 259 – Sítio Cercado

Importância da multivacinação

A multivacinação é destacada como uma oportunidade para toda a população colocar em dia as vacinas e reforçar a proteção contra doenças preveníveis. Segundo a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, é essencial que todos confiram sua situação vacinal.
Em Curitiba, o foco principal da campanha é a atualização das vacinas de rotina, com ênfase especial para sarampo e febre amarela, que ainda registram adultos com esquemas incompletos. A vacina contra a febre amarela foi incluída no calendário nacional em 2018, e o esquema vacinal completo contra o sarampo requer duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.

Recomendações da Secretaria Municipal da Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta que a população verifique sua situação vacinal e, caso não tenha o esquema completo, procure a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. Em Curitiba, as vacinas do calendário nacional estão disponíveis em 108 pontos de vacinação, de segunda a sexta-feira, e algumas unidades abrirão aos sábados para facilitar o acesso à vacinação.

PUBLICIDADE

Relacionadas: