Clair Obscur e a proposta de categoria ‘Melhor Personagem’

Maxence Cazorla sugere mudança nas premiações de games.

Maxence Cazorla sugere uma nova categoria no The Game Awards para reconhecer o trabalho colaborativo na criação de personagens em jogos.

A recente edição do The Game Awards 2025 trouxe à tona um debate relevante sobre o reconhecimento de performances em jogos, com Maxence Cazorla, responsável pela captura de movimento do protagonista Gustave em Clair Obscur: Expedition 33, sugerindo a criação de uma nova categoria: a de “Melhor Personagem”.

Reconhecimento em ascensão

Nos últimos anos, as premiações têm dedicado uma atenção especial ao trabalho dos atores na indústria de jogos. A categoria de “Melhor Performance” se tornou uma das mais disputadas, refletindo uma mudança significativa na forma como o público e a crítica enxergam as atuações no universo dos videogames. Cazorla, que recebeu apoio de Charlie Cox, o dublador de Gustave, destacou a importância dessa colaboração em um recente diálogo com a Eurogamer.

A colaboração na criação de personagens

Em sua declaração, Cazorla expressou agradecimento pela menção de Cox, afirmando que Gustave é o resultado de duas performances distintas. Ele explicou que a criação do personagem envolveu um processo colaborativo, onde sua captura de movimento e a voz de Cox foram integradas em diferentes etapas do desenvolvimento. “A criação de Gustave foi como fazer um filme, com ensaios e direções específicas, antes de gravarmos as falas”, comentou Cazorla.

Esse método de trabalho, segundo ele, é comum em muitos jogos, onde a personalidade do personagem é moldada por diversas contribuições. Para Cazorla, premiar o personagem em vez de um único ator seria uma forma mais justa de reconhecer todos os envolvidos no processo, incluindo escritores e artistas de design. Ele argumentou que essa abordagem já é adotada em outras premiações, como os DICE Awards, onde o foco é no personagem como um todo.

Impacto das premiações e a proposta de mudança

Cazorla acredita que ao se reconhecer o impacto que um personagem tem sobre os jogadores, se valida o trabalho conjunto de todos os criadores. “Se você premiar Gustave como um personagem, você também reconhece o trabalho de todos que ajudaram a trazê-lo à vida”, disse.

Além disso, ele destacou que Clair Obscur: Expedition 33 não só foi um sucesso em termos de crítica, mas também conquistou 9 prêmios na cerimônia deste ano, incluindo o de Jogo do Ano. Essa vitória reafirma a relevância da narrativa e da performance na indústria, sinalizando um futuro onde o reconhecimento do trabalho colaborativo pode se tornar uma norma.

Diante da crescente valorização das performances em jogos, a proposta de Cazorla pode ser o primeiro passo para uma mudança significativa nas premiações, garantindo que ninguém fique invisível no processo criativo.

Fonte: www.dualshockers.com

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