Claudia Sheinbaum condena assassinato de prefeito de Uruapan

Claudia Sheinbaum

Promessa de ação contra impunidade e apoio às autoridades locais

Claudia Sheinbaum, presidente do México, condenou o assassinato do prefeito de Uruapan, Carlos Manzo, ocorrido no dia 1º de novembro.

Em 2 de novembro de 2025, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, condenou o assassinato do prefeito de Uruapan, Carlos Manzo, ocorrido na noite de 1º de novembro. O ataque aconteceu no centro histórico do município, localizado no Estado de Michoacán, durante as festividades do Dia dos Mortos.

Ações imediatas e apoio às autoridades

Após o ocorrido, Sheinbaum comunicou que imediatamente conversou com o governador de Michoacán e com o secretário federal de Segurança, Omar García Harfuch, para acompanhar a situação. Em sua mensagem, a presidente enfatizou a importância de evitar a impunidade e anunciou a convocação do Gabinete de Segurança para garantir apoio às autoridades locais. “Desde o início, esta administração reforçou a estratégia de segurança. Esses eventos tão lamentáveis nos impulsionam a fortalecê-la ainda mais”, afirmou.

Compromisso com a segurança

Claudia Sheinbaum reiterou o compromisso do governo federal em apoiar as forças de segurança de Michoacán, destacando a importância de alcançar a paz e a segurança com zero impunidade e justiça. O prefeito Carlos Manzo foi assassinado em um ataque que também deixou duas pessoas feridas, enquanto o agressor foi morto no local, conforme informações das autoridades mexicanas.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: