Clima no Paraná melhora com a saída do ciclone extratropical

2019 Nuvem Chuva

Após temporais, tempo quente marca o retorno à normalidade no estado

Ciclone extratropical se afasta, e tempo quente retorna ao Paraná.

Ciclone extratropical se afasta e clima melhora no Paraná

Após provocar temporais e rajadas intensas na região Centro-Sul, o ciclone extratropical começa a se afastar em direção ao oceano. O fenômeno, que se intensificou no início da semana, está se dissipando, e a expectativa para hoje é de um dia quente em todo o Paraná, com temperaturas em Curitiba chegando a 25°C.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, embora o sistema ainda atue sobre a faixa do Rio Grande do Sul, ele já se encontra distante do litoral. O deslocamento progressivo do ciclone para alto-mar resulta na perda de organização do fenômeno ao longo da sexta-feira. Com o enfraquecimento do ciclone, espera-se que o tempo se stabilize na Região Sul, predominando sol e variação de nuvens.

Em Porto Alegre, as temperaturas devem se manter amenas, em torno de 19°C. Já em Curitiba e Florianópolis, a previsão é de elevação térmica, com máximas de 25°C e 28°C, respectivamente. No Sudeste, o calor se intensifica ainda mais, com cidades como São Paulo e Rio de Janeiro alcançando valores próximos de 30°C, embora exista instabilidade pontual no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais.

No Centro-Oeste, as temperaturas também aumentam, e pancadas isoladas de chuva são esperadas, principalmente durante a tarde, com máximas oscilando entre 24°C e 32°C.

Apesar do afastamento do ciclone, os efeitos do sistema ainda são sentidos em áreas que sofreram impactos nos últimos dias. Registros de alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos continuam a ser relatados, especialmente no Sul e no Sudeste. O fornecimento de energia elétrica também foi interrompido em diversas localidades, com mais de dois milhões de imóveis afetados.

Rajadas de vento superiores a 100 km/h foram observadas em partes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e em São Paulo, ventos próximos de 100 km/h resultaram no cancelamento de voos. Esses eventos resultaram de uma área de baixa pressão que se intensificou entre Paraguai, Argentina e o estado gaúcho. Essa condição favoreceu a formação de nuvens associadas a tempestades severas, com o potencial de granizo, descargas elétricas e ventos extremos localizados.

Diante desse panorama, a população é aconselhada a permanecer atenta às previsões e a agir com cautela, especialmente em áreas que ainda enfrentam os efeitos do ciclone. O clima mais ameno que se estabelece no Paraná traz alívio após dias de instabilidade e tempestades, permitindo um retorno gradual à normalidade.

Fonte: www.parana.jor.br

Fonte: 2019 Nuvem Chuva

PUBLICIDADE

VIDEOS

TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: