Uma expressiva maioria dos candidatos que aguardam na lista de espera do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) demonstrou interesse em ocupar as vagas remanescentes. O índice de confirmação, que alcançou 80,08%, foi divulgado nesta segunda-feira (15/09) por Pedro Assumpção, assessor especial do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Essa etapa de manifestação de interesse foi implementada pelo MGI como uma estratégia para otimizar o processo de nomeações. Segundo Assumpção, a iniciativa surgiu após uma análise da primeira fase de convocações, que não obteve o retorno esperado. “Agora, nós queremos saber quais pessoas efetivamente querem tomar posse naquele cargo”, afirmou o assessor durante uma transmissão ao vivo promovida pelo Ministério.
A medida busca refinar a lista de convocação, considerando que muitos candidatos, no momento da inscrição, selecionam diversos cargos, mesmo sem ter interesse real em todos. Essa prática acaba por dificultar a identificação dos candidatos verdadeiramente interessados e dispostos a assumir as funções.
É importante ressaltar que a manifestação de interesse não garante a nomeação imediata. “A classificação vai depender do desempenho e nota dos candidatos”, esclareceu Assumpção. Os candidatos que desejam permanecer na lista de espera têm até esta quinta-feira (18/09) para confirmar seu interesse, sob pena de serem excluídos do processo seletivo.
As novas listas de espera, já atualizadas com as manifestações de interesse, serão divulgadas pelo MGI no dia 10 de outubro. O Ministério garante que todos os candidatos aprovados e presentes na lista de espera serão notificados por meio do e-mail cadastrado no ato da inscrição, além de receberem um aviso em sua caixa postal individual na plataforma gov.br. Aqueles que não tiverem interesse em assumir a vaga podem sinalizar essa opção, acelerando assim os procedimentos de nomeação e posse dos demais candidatos.