Iniciativa inova ao unir educação financeira e motivação em sala de aula
Colégio Estadual Amanda Carneiro de Mello, em Castro, implementa projeto que recompensa alunos pela frequência.
No Colégio Estadual Amanda Carneiro de Mello, em Castro, nos Campos Gerais, a assiduidade dos estudantes está se transformando em motivação entre os colegas e aprendizado prático ainda mais forte. Gerido em parceria com a Tom Educação, pelo Programa Parceiro da Escola, o colégio lançou o projeto Dinheirinho do Guarazinho, uma proposta criativa que une educação financeira à valorização da presença em sala de aula.
A iniciativa já mostra resultados expressivos. Em apenas três semanas, a escola registrou aumento contínuo na frequência, especialmente entre os mais de 100 alunos que participam ativamente do programa. A meta é ousada: alcançar 92% de presença geral até o final do ano.
Como funciona o projeto
O projeto distribui semanalmente uma moeda fictícia, o Guará, conforme o percentual de presença do estudante. Quem alcança entre 90% e 95% recebe 5 guarás; já aqueles com frequência superior a 95,01% recebem 10 guarás. Toda segunda-feira a moeda pode ser trocada por itens escolares e lúdicos na chamada Lojinha da Frequência, instalada na biblioteca da escola.
A diretora do colégio, Risalva Maria de Barros Silva e Silva, conta que a ideia surgiu durante as reuniões pedagógicas semanais. “Em uma dessas reuniões, pensando em melhorar a frequência, o coordenador administrativo sugeriu uma lojinha, a partir disso, surgiram mais ideias, de dinheiro, de nomes, o que colocaríamos para troca. Também envolvemos os alunos na escolha do nome da moeda, que homenageia o mascote do Núcleo Regional de Educação, desenvolvido por um dos nossos alunos”, diz.
Resultados e motivação
De acordo com Alessandro Kremer, idealizador do projeto e coordenador administrativo da escola pela Tom Educação, o modelo busca desenvolver não apenas o compromisso com a rotina escolar, mas também noções fundamentais de economia doméstica: planejamento, poupança, tomada de decisão e recompensa pelo esforço. Os produtos disponíveis (como lápis, estojos, jogos, cadernos e quebra-cabeças) têm preços a partir de 20 guarás, o que incentiva o acúmulo e a escolha consciente.
A ideia do coordenador foi acolhida e aprimorada com apoio da equipe pedagógica e da gestão da Tom Educação. Atualmente, o programa é operado de forma colaborativa entre os setores administrativo e pedagógico da escola, que também se responsabilizam pelo controle, reposição e organização dos itens da loja.
Percepções dos alunos
Entre os principais efeitos observados até agora estão o aumento da frequência escolar; maior motivação dos alunos, que relatam entusiasmo ao “comprar” com seus guarás; e mudança no comportamento, com estudantes mais comprometidos com a escola e interessados no planejamento de suas escolhas de consumo. Entre os alunos a iniciativa chama a atenção. “Eu achei a atividade bem dinâmica. Ganhar recompensas pela assiduidade nos incentiva a ter a frequência em dia, não faltar e não ‘gazear’ aula”, conta o aluno Elias Santos, do 9º ano B do Ensino Fundamental.
Educação financeira em prática
O Dinheirinho do Guarazinho é mais do que um sistema de recompensas; trata-se de um laboratório de economia cotidiana. Ao planejar seus gastos e guardar os guarás para algo que desejam muito, eles vivenciam na prática o que é poupar e fazer escolhas com consciência, afirma Kremer. A experiência pode servir de modelo para outras instituições de ensino que desejem integrar conteúdos de educação financeira com ações práticas de engajamento escolar, conforme recomendado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A parceria com a Tom Educação foi essencial para a iniciativa acontecer. “Além do coordenador do parceiro ter apresentado a ideia, todos os itens disponíveis na lojinha são subsidiados por eles. Os alunos estão amando, tanto Ensino Fundamental como Médio”, finaliza.