Colorindo o palco com a força e diversidade da música brasileira


Projeto Anual do Solar do Rosário apresenta “Cores do Brasil” com a orquestra Ladies Ensemble

Encantadora, diversa e apaixonante, a música brasileira ganha uma grande celebração no concerto “Cores do Brasil”, que a orquestra Ladies Ensemble estreia nesse sábado (13/9), às 18h30, no Auditório Regina Casillo. Com realização do Projeto Anual do Solar do Rosário, o espetáculo mescla o popular com o erudito para homenagear a riqueza musical do país, passando por vários ritmos, incluindo música clássica, MPB e Bossa Nova.

Os ingressos custam a partir de R$ 17,25 e já estão à venda antecipada no site Disk Ingressos – www.diskingressos.com.br/event/1404 – ou nas bilheterias do auditório na hora do espetáculo.

A montagem integra o Plano Anual do Solar do Rosário, que até o final de 2025 traz uma série de eventos para o mesmo auditório. O projeto é realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura. Tem patrocínio das empresas Oregon, Fertipar, Impextraco, GRASP, Supermercado Tozetto, Supermercado Festval, Cartório da Barreirinha, Grupo Servopa e Brose. Conta com a coordenação geral de Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar.

MÚSICA QUE ENCANTA

Partindo de obras escritas por Heitor Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga, marcos da nossa composição erudita, e seguindo uma jornada até se encontrar com temas de Tom Jobim, numa trilha que passa ainda por Bento Mussurunga, César Guerra-Peixe e Ary Barrozo, entre muitos outros talentos, o repertório funde estilos, ritmos e inspirações para sintetizar a alma musical do Brasil.

Com direção artística de Fabiola Bach Akel e arranjos e regência de Alexandre Brasolim, o programa reúne momentos marcantes das carreiras dos compositores, entre trechos de concertos, composições e medleys. Essa alma de celebração multicultural é traduzida no seguinte repertório: “Atraente”, de Chiquinha Gonzaga, “Bachianas Brasileiras nº 4 (Prelúdio)”, “Bachianas Brasileiras nº 7 (Conversa)”, “Melodia Sentimental” e “Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa Lobos, “Romance sem Palavras”, de Bento Mossurunga, “Mourão”, de César Guerra-Peixe, “Lígia” e “Wave”, de Tom Jobim. Encerra com “Cores do Brasil”, um pot-pourri criado pelo maestro Brasolim que inclui ícones sonoros como “Aquarela do Brasil”.

“É um repertório bem colorido, no sentido de retratar toda a diversidade e riqueza cultural da música brasileira, desde os clássicos até o popular”, define Fabiola Back Akel, que também é fundadora da orquestra, a primeira exclusivamente feminina do país. “O programa também apresenta um desafio técnico, pois a variedade de temas, melodias, ritmos e sutilezas exige muito de nós musicistas”.

Para a Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, esse Brasil legitimamente brasileiro que vai ao palco reforça o objetivo cultural do Plano Anual. “Buscamos conectar a cultura brasileira com o mundo, destacando as diferenças e similaridades, para valorizar a força de cada uma”.

“Cores do Brasil” – Concerto com a orquestra Ladies Ensemble

Quando: 13 de setembro (sábado), 18h30
Local: Auditório Regina Casillo (Solar do Rosário)
Endereço: Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR
Ingressos: a partir de R$ 17,25
Vendas Disk Ingressos: www.diskingressos.com.br/event/1404

PUBLICIDADE

Relacionadas: