Astro interstelar se aproxima da Terra em dezembro
O cometa 3I/ATLAS, descoberto em 1º de julho, está se aproximando da Terra e não representa risco de colisão.
O cometa 3I/ATLAS, descoberto em 1º de julho de 2025, está acelerando após passar pelo periélio em 29 de outubro e não representa risco de colisão com a Terra. Em dezembro, ele estará a 270 milhões de quilômetros do nosso planeta.
Características do cometa
O cometa foi identificado como o terceiro corpo interestelar do sistema solar e está seguindo uma órbita hiperbólica, o que significa que ele está a caminho de deixar o sistema solar. Seu periélio está a 1,4 unidades astronômicas (UA) do Sol. O cometa se move a uma velocidade impressionante de 244 mil km/h, e sua trajetória é monitorada pelas agências espaciais, como a NASA e a ESA.
Composição e observações
Observações recentes revelaram uma composição química incomum, com alta concentração de dióxido de carbono. Imagens do Telescópio Espacial Hubble e do Telescópio Espacial James Webb mostraram a presença de uma coma rica em gás, e a ausência de uma cauda proeminente diferencia este cometa de outros visitados anteriormente. Os cientistas estão intrigados com a ausência de certos elementos, como ferro e níquel, e suas implicações para a formação de cometas.
Próximos eventos
3I/ATLAS se aproximará da Terra em dezembro, quando sua visibilidade aumentará, embora ainda exija equipamentos especializados para observação. O cometa passará próximo a Vênus em novembro, a uma distância de 97 milhões de quilômetros. As previsões indicam que 3I/ATLAS continuará sua trajetória em direção ao espaço interestelar, passando por Júpiter em março de 2026.
Fonte: www.mixvale.com.br
Fonte: shutterstock.com