Cometa 3I/ATLAS: visibilidade no Brasil em dezembro

Imagem gerada por IA/Gemini

Descubra como e quando observar o cometa interestelar

O cometa 3I/ATLAS começará a ser visível no Brasil em dezembro; saiba como observar.

Entre as muitas dúvidas sobre o cometa 3I/ATLAS, uma das principais é se ele poderá ser visto do Brasil. Esse visitante interestelar, o terceiro objeto vindo de fora do Sistema Solar já registrado, acaba de passar pelo ponto mais próximo do Sol, ganhando brilho e se preparando para voltar a ser observado pelos telescópios na Terra. Na quarta-feira (29), o cometa atingiu o periélio, ficando inacessível para o nosso planeta. Segundo a NASA, ele só começará a reaparecer no céu antes do amanhecer nas próximas semanas.

Condições de observação

De acordo com o guia de observação TheSkyLive, o cometa 3I/ATLAS será visível principalmente do hemisfério norte nas primeiras semanas após o periélio. No entanto, sua visibilidade será limitada e possível somente em horários muito próximos do amanhecer, com horizonte livre. A partir do início de dezembro, quando sua elongação aumentar, a observação ficará mais favorável, embora continue desafiadora para observadores brasileiros.

Brilho e equipamentos necessários

O brilho do 3I/ATLAS não passará de 11,5 de magnitude, insuficiente para ser observado a olho nu ou com binóculos comuns. Telescópios de médio porte (aproximadamente 20 cm de abertura ou maior) e locais com céu escuro e horizonte desobstruído serão necessários. O cometa aparecerá no céu no fim das madrugadas, na direção leste, pouco antes do amanhecer.

Preparações para o estudo

Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia, acredita que por volta do dia 10 de novembro já será possível observá-lo com telescópios. Porém, mesmo com equipamentos amadores de qualidade, observar o cometa não será fácil devido ao seu brilho fraco. A International Asteroid Warning Network (IAWN) escolheu o 3I/ATLAS como alvo de uma campanha global de observação entre 27 de novembro de 2025 e 27 de janeiro de 2026, com o objetivo de estudar sua composição e trajetória. Técnicas precisas serão essenciais para a proteção da Terra no futuro, caso um cometa seja detectado em rota de colisão.

PUBLICIDADE

VIDEOS

TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: