Expectativa de grande visibilidade e pico de meteoro em novembro
O cometa 3I/ATLAS estará visível no céu do Brasil a partir de 3 de novembro, com picos de atividade de meteoros em 17 de novembro.
A partir de 3 de novembro de 2025, a interplanetária cometa 3I/ATLAS estará visível no céu do Brasil, surgindo antes do amanhecer a uma altura de 9 graus sobre o horizonte leste. Os astrônomos aconselham o uso de telescópios de médio porte para observá-lo no constelação de Virgem.
Aumento da visibilidade
Até 17 de novembro, o cometa ganhará altitude, sendo visto aproximadamente três graus mais alto e 10 minutos mais cedo a cada amanhecer. Após essa data, a sua localização mudará para o constelação de Leão, facilitando ainda mais a sua observação.
Picos de atividade de meteoro
O pico da chuva de meteoros Leônidas ocorrerá em 17 de novembro, com a expectativa de até 20 meteoros por hora em condições ideais. A direção do radiante será no constelação de Leão, visível após a meia-noite.
Eventos astronômicos em novembro
O mês traz ainda a Superlua em 5 de novembro, que coincidirá com o perigeu da cometa, aumentando a sua visibilidade. A fase de lua nova em 20 de novembro será o momento ideal para observar o fluxo de meteoros, uma vez que as noites estarão mais escuras.
Observações e fenômenos
Os observadores em Brasília já notaram a presença do cometa, que tem uma magnitude visual de cerca de 10, necessitando de equipamentos óticos para visualização. A rede BRAMON registrará as primeiras tentativas de observação por volta de 10 de novembro.
Conclusão
O cometa 3I/ATLAS apresenta um interesse especial para a NASA, devido ao seu conteúdo químico único e à sua origem que remonta a um bilhão de anos. Os amantes da astronomia terão diversas oportunidades de testemunhar este fenômeno celestial durante o mês de novembro.