Cometa Lemmon será visível a olho nu no Brasil

Reprodução/Victor Sabet/Julien De Winter/Nasa

Espetáculo astronômico poderá ser observado até o início de novembro

O cometa Lemmon poderá ser visto a olho nu no Brasil entre outubro e novembro de 2025.

O céu brasileiro será palco de um espetáculo astronômico, pois o cometa C/2025 A6, também chamado de cometa Lemmon, está em seu ponto mais próximo da Terra. O período de observação vai de 18 de outubro até 12 de novembro de 2025, com o brilho máximo esperado na próxima segunda-feira, 27 de outubro. Essa é uma oportunidade única, já que o cometa só deverá retornar em 1.300 anos.

Quando e onde observar

O melhor período para visualizar o cometa será entre 25 e 28 de outubro, com destaque para o dia 27, quando em Brasília, ele deverá aparecer por volta das 18h22 e sumir até 19h21. Em outras regiões do Brasil, horários semelhantes são esperados. Para uma melhor experiência, recomenda-se estar em locais escuros, longe das luzes artificiais.

Como melhorar a observação

Embora seja possível avistar o cometa a olho nu, ele aparecerá como uma estrela fraca e borrada. O uso de binóculos ou telescópios pode melhorar a visibilidade. Aplicativos de astronomia, como Star Walk e Stellarium, também podem ajudar a localizar a região exata onde o cometa está situado.

Importância do evento

Identificado em janeiro pelo observatório Mount Lemmon, no Arizona, o cometa Lemmon é considerado um dos mais fáceis de serem vistos em 2025 devido à sua grande luminosidade. Essa é uma oportunidade imperdível para os amantes da astronomia e curiosos que desejam testemunhar um fenômeno celeste raro.

PUBLICIDADE

Relacionadas: