Especialista orienta como aproveitar Natal e Ano Novo com equilíbrio, sem comprometer o controle da glicemia
Fim de ano e as festas com celebração e muita comida e bebida, mas para quem tem diabetes, o cuidado tem que ser redobrado, mas não precisa ser excluído, e a Doutora Thatyane Ribeiro, que é médica da família e especialista em endocrinologia, conta sobre como controlar o diabetes nesse período.
Para cuidar da diabetes nas festas de fim de ano, foque em moderação, movimento e monitoramento, priorizando alimentos integrais e fibras, bebendo bastante água, fazendo caminhadas após as refeições para controlar a glicemia, e sempre medindo a glicose com mais frequência, com auxílio de um médico para ajustar medicação e aproveitar com responsabilidade e equilíbrio, evitando excessos.
A especialista em endocrinologia, Thatyane Ribeiro, fala sobre os cuidados e como é possível aproveitar as festas comendo bem e com saúde, focando em equilíbrio, atividade física e monitoramento constante para manter a glicemia sob controle.
Como se preparar ao longo do dia para a ceia
Com a chegada da, dessas datas comemorativas como Natal e Ano Novo, é comum surgir dúvidas e ansiedade no paciente que é diabético, vamos falar sobre a ceia de Natal: esse paciente deve se alimentar bem durante o dia, que faça pequenas alimentações de alimentos saudáveis, evitar um jejum prolongado, para que ele chegue na ceia alimentado, e que durante o dia ele faça.
E na ceia, ao se alimentar, tentar começar a se alimentar pelas saladas. Consumir mais frutas, mas in natura, mais saudáveis. “Evitar frutas em caldas, ter cuidados, pois existem algumas frutas que têm um índice glicêmico alto”, reforça a doutora.
A médica explica que o índice glicêmico alto vem de uma fruta que, uma, é um alimento que rapidamente vira açúcar no seu organismo ao ser digerido. Ideal é não comer frutas como manga, banana, uva. E ingerir mais as que têm índice glicêmico baixo, como goiaba, morango, mirtilo, que são as que pode-se comer à vontade, de preferência in natura.
“E sobre a proteína, investir no frango, em aves, peixes, de preferência grelhados, e fugir dos molhos. Por exemplo, molhos feitos com maionese.Pode-se comer uma carne vermelha, uma carne vermelha saudável, sem gordura. E também, o ideal seria que essa pessoa não ingerisse bebida alcoólica, mas se for ingerir, que seja em pouca quantidade, se recordando sempre de se hidratar adequadamente”, ressalta a médica.
A médica da família conta ainda que o ideal é beber água, pois as bebidas contêm mais açúcar, por exemplo, a cerveja, que se puder diminuir, ou ainda melhor, não ingerir bebida alcoólica e também evitar os refrigerantes.
E alerta: “porque se tem o falso conceito que eu vou beber muito refrigerante zero e está tudo bem, não está não, porque o zero contém muito sódio, então também te faz mal. Tentar investir em águas saborizadas, água com gás, consumo de limão.”
Celebrar com saúde também é possível
Dicas e cuidados que vão evitar que no outro dia você tenha uma hiperglicemia, que é um índice glicêmico muito alto.
Chegamos na parte doce das festas, se não conseguir evitar, você pode comer, desde que com moderação.
Com essas orientações da Doutora Thatyane Ribeiro sua diabetes agradece e você terá momentos de celebração sem passar mal.

Fonte: Assessoria de Imprensa. / Fotos: Arquivo pessoal Dra. Thatyane Ribeiro e Imagens da Internet.



