Entenda o funcionamento dos serviços consulares em meio à crise
Saiba como obter seu visto para os EUA mesmo durante o shutdown. Serviços consulares seguem funcionando, mas com prazos longos.
Em Brasília, no dia 6 de outubro de 2023, é importante saber que, apesar do shutdown nos EUA, a emissão de vistos e passaportes continua normalmente. O sistema consular mantém suas operações porque é financiado pelas taxas pagas pelos solicitantes, não dependendo do orçamento federal.
Funcionamento dos serviços consulares
A Embaixada dos EUA e os consulados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre estão atendendo pedidos de vistos de não imigrante, como turismo (B2) e negócios (B1). Contudo, os prazos para agendamentos podem ser longos, variando conforme a localidade e a demanda. O Departamento de Estado alerta que esses prazos podem mudar a qualquer momento devido à carga de trabalho e ao número de funcionários disponíveis.
Processo para solicitação do visto
O processo para obter um visto americano permanece o mesmo, incluindo etapas como:
- Preencher o formulário DS-160 no site do Departamento de Estado;
- Pagar a taxa MRV, que garante a continuidade do serviço mesmo durante o shutdown;
- Agendar atendimento no CASV para coleta de digitais e fotografia;
- Comparecer à entrevista consular, quando requerida.
Dicas para evitar contratempos
Embora o sistema esteja funcionando, um shutdown prolongado pode causar atrasos em verificações de segurança e reduzir a disponibilidade de vagas para reagendamentos. Por isso, o Departamento de Estado recomenda que não se deixe para solicitar o visto em cima da hora. Para quem planeja assistir à Copa do Mundo de 2026, o aviso é ainda mais urgente: agende seu visto com a maior antecedência possível, pois os prazos continuam longos, mesmo com o funcionamento do sistema.