Como se defender de narcisistas com uma palavra

Técnica psicológica para lidar com comportamentos narcisistas

Técnica psicológica pode ajudar a lidar com narcisistas sem reações emocionais.

Embora apenas um em cada vinte narcisistas seja diagnosticado, estima-se que existam muitos mais. De fato, alguns especialistas falam em uma pandemia de narcisismo e, como explica a psicóloga Ramani Durvasula, consideram-na “um problema de saúde pública”. Se você tiver o azar de conviver com um narcisista, seja no trabalho ou na vida pessoal, existe uma técnica comprovada psicológica e cientificamente para lidar com um deles: não reaja.

Neutralidade cirúrgica

A psicóloga Ainhoa, conhecida nas redes sociais como Ainhowinss, explica como lidar com o comportamento narcisista “sem gritar, chorar ou perder a paciência”. A especialista propõe manter o que ela chama de neutralidade cirúrgica. “Não se justifique nem dê explicações”, afirma, “porque o narcisista se alimenta das suas reações.”

Extinção comportamental

Essa ação é chamada de extinção comportamental. Segundo os especialistas da VeryWellMind, extinção refere-se ao “enfraquecimento gradual de uma resposta condicionada que resulta na diminuição ou desaparecimento do comportamento”. Ao não reagirmos, removemos o elemento que reforça esse comportamento: a explicação ou justificativa.

O impacto das reações

Os psicólogos da Open Minds explicam que todos os narcisistas compartilham necessidades que motivam seu comportamento, uma delas é a busca constante por atenção. Se não cedermos às provocações e simplesmente respondemos com um “ok” e formos embora, como sugere Ainhoa, o sistema deles entra em colapso, machucando-os mais do que qualquer outra interação.

Considerações finais

Essa técnica serve “para se defender do seu narcisista”, garante Ainhoa. Contudo, não se trata de causar danos sem motivo, mas sim de garantir que nossas ações não incentivem a continuidade desse comportamento. Para um tratamento mais eficaz, é necessário um acompanhamento psicológico personalizado.

Fonte: www.purepeople.com.br

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: