Como Trump viveu o shutdown: festas e viagens

Getty Images

A rotina do presidente durante a paralisação do governo

Durante o shutdown, Trump passou os fins de semana em Mar-a-Lago e fez viagens ao exterior, ignorando a crise.

O shutdown do governo dos Estados Unidos, que começou em 1º de outubro de 2025, trouxe à tona a rotina de Donald Trump, que tem ignorado as dificuldades enfrentadas por milhares de trabalhadores federais. Enquanto a paralisação se estende, Trump passou dois fins de semana em seu resort Mar-a-Lago e fez viagens ao exterior, incluindo a Israel e Egito. Ele também participou de um evento financeiro em Miami nesta quarta-feira, à medida que o shutdown se torna o mais longo da história americana.

A primeira vez que o governo ficou sem dinheiro, em 2018, Trump se apresentou como uma figura isolada, lamentando sua solidão no Salão Oval. No entanto, neste ano, sua abordagem é bem diferente. Ele não apenas fez visitas a Mar-a-Lago, mas também renovou banheiros na Casa Branca e organizou festas temáticas, como a de Halloween, onde dançarinos se apresentaram em um ambiente luxuoso. Enquanto isso, o país enfrenta atrasos de voos devido a falta de controladores de tráfego aéreo não pagos.

A administração Trump não apresentou uma justificativa clara para a mudança de comportamento em relação ao shutdown. Enquanto isso, os democratas aguardam que o presidente inicie negociações para reabrir o governo, mas a disposição de Trump para dialogar parece escassa. Ele continua a atribuir a responsabilidade pela crise ao partido adversário, sugerindo que a solução depende deles. Trump também está apostando que a culpa pela paralisação recairá sobre os democratas, mesmo que as pesquisas indiquem que muitos americanos responsabilizam ele e o Partido Republicano.

Neste cenário, Trump mantém sua agenda pessoal e eventos sociais, sem demonstrar preocupação com a crise que afeta milhões. A expectativa é que as discussões entre republicanos e democratas possam levar a uma resolução, mas até lá, a festa continua para Trump.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: