Compacto e com estilo: dicas de decoração para apartamentos pequenos

(Créditos: FollowTheFlow / iStock) Creative composition of living room interior with hanging swing, stool, plants in flowerpot, window, commode and personal accessories. Home decor. Template.

Dicas simples como uso estratégico de espelhos, cores neutras e iluminação natural fazem toda a diferença no aconchego de espaços compactos

A decoração é, sem dúvidas, um dos aspectos que tornam uma casa especial. E exatamente por isso é tão importante decorá-la, mesmo que o espaço seja compacto. Cada metro quadrado conta, e, para tudo, existem soluções criativas, funcionais e muito relevantes para tornar o seu cantinho mais charmoso, organizado e confortável.

Muito mais do que cuidado com a estética, para espaços compactos, a prioridade da decoração deve ser a funcionalidade e o bem-estar, seja para proprietários ou inquilinos. É possível decorar sem comprometer seu espaço! Confira dicas importantes a seguir.

Móveis multifuncionais como aliados

Quando se fala em otimização de espaço, os móveis multifuncionais são nossos melhores amigos. Sofás-cama, mesas retráteis, camas com gavetas embutidas, estantes como divisão de ambientes e cadeiras dobráveis são alguns dos exemplos de móveis para aproveitar cada metro quadrado.

Estes itens ajudam muito na organização do ambiente e dão mais flexibilidade a eles: o espaço se adapta aos tempos e momentos da rotina. 

Iluminação e espelhos para conforto e amplitude

Seja um espaço grande ou pequeno, a iluminação natural sempre deve ser valorizada. Isso porque é com ela que há uma sensação de conforto e beleza na casa. Nesse sentido, invista sempre em cortinas translúcidas para valorizar a iluminação natural, assim como prefira lâmpadas de cores quentes para manter a casa aconchegante mesmo à noite – exceto na cozinha, que permite uma iluminação mais fria.

Espelhos bem posicionados também ajudam a dar amplitude para a casa, criando profundidade no ambiente. Se a sua casa tiver pouca entrada de luz natural, invista em luminárias de piso ou arandelas que não ocupem espaço nas superfícies.

Cores claras e fluidez

Ambientes mais compactos exigem leveza, e cores mais escuras e saturadas podem causar cansaço visual e reduzir a sensação de amplitude no local. Por isso, invista na pintura com cores neutras e claras: prefira branco, bege, cinza-claro ou tons pastel, pois isso ajuda a ampliar o espaço e traz uma sensação maior de tranquilidade.

A mesma dica serve para a escolha de cores dos móveis, mas dê-se a liberdade de escolher um móvel ou um cantinho com uma cor de destaque de sua preferência, caso sinta necessidade.

Outro ponto é valorizar a fluidez na casa: espaços compactos em que não há circulação livre entre cômodos podem “truncar” as passagens e atrapalhar no dia a dia. Evite os excessos de peças e priorize sempre a funcionalidade de cada coisa: menos é mais.

Conforto em qualquer lugar

Por mais que uma casa mais espaçosa seja sempre muito cobiçada, nem sempre há um equilíbrio entre oferta e demanda, ainda mais em grandes capitais. Muitas pessoas que procuram por um apartamento para alugar em São Paulo, por exemplo, podem se deparar com custos elevados ou endereços mais afastados do centro.

Isso, consequentemente, aumenta a oferta e a procura por apartamentos menores, e com as dicas acima, você não precisa abrir mão do seu conforto, mesmo em um espaço menor.

PUBLICIDADE

Relacionadas: