Iniciativa do governo paranaense promete impulsionar economia local e serviços no Litoral
Governo do Paraná anuncia projeto para o Complexo Náutico de Guaratuba, visando atrair turismo e impulsionar economia local.
A área utilizada hoje como canteiro de obras da Ponte de Guaratuba será destinada a um empreendimento que contribuirá para a atração de turistas, impulsionando a rede hoteleira, comércio e serviços. O governo do Paraná anunciou o edital para o Complexo Náutico de Guaratuba nesta terça-feira (21), com o objetivo de instalar e operar uma estrutura que alinha-se ao desenvolvimento do Litoral paranaense.
Detalhes do edital
Os interessados devem se credenciar até o dia 11 de novembro, conforme a Lei de Licitações n. 14.133 de 2021. Após isso, terão um prazo de 90 dias para apresentar seus estudos e propostas. Com a finalização das obras da ponte, o espaço que atualmente abriga as estruturas provisórias será revitalizado, ocupando uma área que, de outra forma, ficaria ociosa.
Impactos esperados
O secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia, destacou que o projeto transformará um passivo em um ativo valioso, criando um polo de atração turística e um motor de desenvolvimento econômico. A movimentação de veículos e pessoas por embarcações será encerrada, e o local receberá novas instalações, que contribuirão para a excelência em serviços e turismo na região.
Fomento ao turismo
O projeto está alinhado ao Plano de Governo 2023-2026, que visa fomentar a economia náutica e as atividades turísticas no Litoral. Diversas obras estão em andamento na região, incluindo a revitalização da orla de Matinhos e ações de segurança e operação na temporada de verão. Essas iniciativas visam não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a promoção do turismo sustentável no estado.