Leilão histórico promete modernizar a infraestrutura portuária e aumentar a competitividade
Governo do Paraná anuncia concessão do Canal da Galheta, o primeiro leilão do tipo no Brasil.
O Governo do Paraná alcançou, nesta quarta-feira (22), um marco histórico para o setor portuário. O canal de acesso ao Porto de Paranaguá é o primeiro acesso de porto público a ser leiloado no Brasil. O certame aconteceu na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Números do leilão
O consórcio CCGD, formado pelas empresas FTS Participações Societárias S.A e as belgas Deme Concessions NV e Deme Dredging NV, foi o vencedor e pagará uma outorga inicial de R$ 276 milhões ao Porto de Paranaguá. Além disso, haverá uma outorga fixa anual de R$ 86 milhões, mais 3% da receita/ano.
Impactos da concessão
A concessão, com prazo de 25 anos, prevê R$ 1,23 bilhão em investimentos nos cinco primeiros anos, destinados à ampliação, manutenção e exploração do canal aquaviário. A principal transformação será o aprofundamento do Canal da Galheta, que passará a ter um calado de 15,5 metros após as intervenções. Isso permitirá atracação de embarcações maiores, aumentando a eficiência do porto.
Melhorias esperadas
Atualmente, o maior calado permitido nos portos paranaenses é de 13,3 metros. A mudança possibilitará a atracação de porta-contêineres de até 366 metros de comprimento e navios graneleiros com capacidade para 125 mil toneladas. Essas melhorias visam aumentar a competitividade do Porto de Paranaguá, que se tornará o mais acessível do País para grandes embarcações.
Segurança e sustentabilidade
O projeto inclui um sistema de gerenciamento e informação do tráfego de embarcações, o VTMIS (Vessel Traffic Management and Information System), que reforça a segurança da navegação. As intervenções seguirão rigorosos critérios de sustentabilidade e licenciamento ambiental.
O projeto do Canal da Galheta, que é o principal acesso ao porto desde a década de 1970, será um modelo para futuros leilões em outros estados. Com a modernização, o Porto de Paranaguá se prepara para um novo ciclo de crescimento e eficiência.