Confeita Curitiba teve a terceira edição e se consolida como vitrine da confeitaria no Sul do Brasil

Crédito: Kel Braga - Algodão Comunicação

A feira contou com uma programação intensa de aulas-show, palestras de gestão, rodadas de negócios e o Confeita Awards

 

Em Curitiba, dias 27 e 28 de agosto, recebeu a terceira edição do Confeita Curitiba, evento que já se tornou referência para quem vive o universo da confeitaria, panificação e sorveteria. Com programação intensa de aulas-show, palestras de gestão, rodadas de negócios e o Confeita Awards, a iniciativa reúne empreendedores formais e informais, fornecedores e apaixonados por doces que buscam capacitação, inspiração e oportunidades de crescimento.

Segundo dados da Mordor Intelligence, o consumo médio de doces no Brasil chega a 9,7 quilos por pessoa ao ano, posicionando o país como o maior mercado de confeitaria da América do Sul, responsável por 60% do setor. O mercado movimenta cerca de R$ 12 bilhões anuais, mas ainda enfrenta desafios: 46% da atividade ocorre na informalidade, de acordo com pesquisa da ZupGo em parceria com a ASBRAFE (Associação Brasileira de Fornecedores para Panificação, Confeitaria e Food Service).

“É justamente para dar visibilidade e apoio a esses profissionais que criamos o Confeita Curitiba. O evento é uma experiência, um espaço onde confeiteiras e confeiteiros aprendem, trocam ideias e saem mais preparados para enfrentar os desafios do dia a dia”, explica Juliana Paiff, fundadora do Confeita e chef à frente da Ju Paiff Patisserie.

O evento deste ano contou com nomes de peso da confeitaria nacional como Amélia Lino, Lucas Corazza, Cesar Yukio, Camila Ayana e Tathi Fabulosa, além de talentos paranaenses como Vinicius Coutinho, Cristiane Betho, Daniel Carvalho, Danilo Costa, Alison Moacir, Natalia Bini e Bruno Bolos.

Quem foi como expositor?

Entre os expositores, teve a participação da Emulzint Zeelandia, que em seu estande os visitantes terão acesso a demonstrações práticas conduzidas por especialistas, com foco em receitas que utilizam produtos do portfólio da empresa para gerar ganhos reais de tempo, custo e qualidade. Entre os destaques está o Carlex Spray, um desmoldante em aerossol que elimina o uso de manteiga e farinha, reduz o retrabalho e garante a desenformação perfeita — uma solução especialmente valiosa para quem busca padronização e limpeza no processo produtivo. A aplicação é rápida, uniforme e adequada tanto para bolos quanto para pães, doces e tortas, tornando-se uma ferramenta prática para operações de diferentes portes.

“Nossa participação no evento reflete nosso compromisso com inovação, qualidade e proximidade com os profissionais que impulsionam a cadeia produtiva. Além disso, nos colocamos como aliados no processo de profissionalização e crescimento sustentável dos negócios”, avalia Juliana Saito, Diretora Comercial da Emulzint Zeelandia.

E o Syrio Panceri, gerente Regional do Sul da Emulzint Zeelandia, ressaltou que a feira surpreendeu positivamente com a organização, o número de participantes nesta terceira edição, bem como o interesse desses participantes pelas novidades do setor. “Para nós, a oportunidade de estar próximo desses profissionais da confeitaria, poder apresentar nossos produtos, lançamentos e fortalecer essa relação, é o que mais agregou em nossa participação”, cita com entusiasmo o representante da empresa.

Quem foi visitar?

Os visitantes puderam ter acesso a muito conhecimento, novos produtos, técnicas e palestras de grande valia para o cotidiano da confeitaria.
A piruliteira, Vanessa Marcusse, elogiou e parabenizou toda a equipe da Confeita Curitiba pela realização deste evento incrível de confeitaria! “A Confeita Curitiba me conquistou pela organização, estrutura e a riqueza de informações compartilhadas fizeram toda a diferença para quem busca aprender e crescer nessa área. Foi uma verdadeira experiência de conhecimento e inspiração”, completou a confeiteira.
Vanessa que faz pirulitos de cristal zero açúcar, com isomalte, que é o caramelo extraído da beterraba branca, se mostrou surpresa que ao conversar com várias confeiteiras que estavam na feira, disseram que ainda não conhecem esse produto. Marcusse enfatiza que os pirulitos de cristal tem uma doçura delicada e encantadora que ainda está começando a ganhar espaço, e tem certeza pode conquistar muitos olhares e paladares em futuras ocasiões.
Alô organização da Confeita Curitiba quem sabe na próxima edição teremos um estande ou palestra sobre os lindos, elegantes e refinados pirulitos de cristal sem açúcar da visitante da terceira edição.


Histórias que inspiram
Entre os personagens que simbolizam o impacto da confeitaria está Géssica Almeida, 37 anos, fundadora da GKultum Doces. O que começou como um “bico” em 2015 para ajudar nas despesas de casa tornou-se profissão e fonte de superação pessoal. Em 2019, Géssica foi diagnosticada com um linfoma, que também foi curado com uma dose de açúcar da confeitaria. Diante do susto inicial com a doença, ela parou as atividades, mas percebeu que um bolinho aqui e outro ali poderiam ocupar sua mente e ajudá-la a vencer os desafios. E entre o intervalo de uma sessão de quimioterapia e outra, a confeiteira colocava a mão na massa. Fazer aquilo que a deixava feliz foi terapêutico e essencial para sua recuperação completa.

Em 2020, voltou com força total ao trabalho e, em 2022, começou a dar cursos. Ano passado, veio o reconhecimento em forma de troféu: foi campeã do Confeita Awards, prêmio promovido pelo Confeita Curitiba. No ano que vem, planeja sair da cozinha de casa e abrir seu empreendimento. Mas, antes disso, vai realizar um sonho: em outubro ela embarca para os Estados Unidos para passear e a viagem foi paga 100% pela Confeitaria.

A principal lição de Géssica para quem pensa em seguir uma nova carreira é que é possível começar do zero e criar sua própria receita para abrir um negócio.  “Eu sou um exemplo de que a confeitaria por ser uma guinada na vida por meio da renda obtida no trabalho na cozinha de casa. Eu sou apaixonada pelo meu trabalho e acredito que ainda posso crescer muito nesta profissão que escolhi e que me acolheu”, conta. Assim como ela, centenas de mulheres encontraram no fogão uma forma de transformar a vida pessoal e profissional. “Mais do que receitas, o Confeita mostra que é possível viver do que se ama, com técnica, planejamento e conexão”, destaca Juliana.

 

Uma história doce e inspiradora
A feira é retrato do que a Juliana Paiff construiu ao longo da sua trajetória, que é um exemplo de como a confeitaria pode ser mais do que uma fonte de renda: pode ser um caminho de transformação pessoal e profissional. Ao criar o Confeita Curitiba, ela não apenas consolidou sua presença no mercado, mas também abriu espaço para que outras mulheres encontrassem apoio, aprendizado e inspiração para seguir.
“É muito mais do que ensinar receitas. É sobre empoderar mulheres, mostrar que é possível viver do que se ama com técnica, planejamento e conexão”, resume Juliana.
O Confeita Curitiba contou com grandes momentos, histórias inspiradoras e estamos ansiosos pela próxima edição.


Fontes:
Assessoria de Imprensa: Confeita Curitiba – Lumiére Comunicação: Instagram:
https://www.instagram.com/confeitacuritiba/

Assessoria de Imprensa: Emulzint Zeelandia – Agência Comunicado: Instagram:
https://www.instagram.com/emulzint/

Visitante da Feira: Vanessa Marcusse da Lovely Sweet: Instagram:
https://www.instagram.com/lovelysweetoficial/

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