Evento visa fortalecer a certificação de qualidade na saúde
O I Congresso Binacional de Certificação de Qualidade em Bancos de Leite Humano começou em Cidade de Leste, reunindo Brasil e Paraguai.
Começou nesta terça-feira (4), em Cidade de Leste, o I Congresso Binacional de Certificação de Qualidade em Bancos de Leite Humano. O evento faz parte da cooperação técnica em saúde entre Brasil e Paraguai para implantação do Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano (PCFioBLH). A iniciativa reforça o compromisso conjunto pela qualidade, segurança alimentar e redução da mortalidade infantil na América do Sul.
Paraná na frente da iniciativa
O Paraná integra a comitiva brasileira que está à frente da iniciativa. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) participa das discussões e contribui com o desenvolvimento do processo de certificação de qualidade dos Bancos de Leite Humano no Paraná, visando fortalecer a rede de unidades no Estado. Para o secretário da Saúde, Beto Preto, a participação do Paraná consolida o Estado como um dos principais articuladores da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a cooperação internacional. “Essa união de esforços reforça o compromisso para a redução da mortalidade infantil e a promoção da saúde desde os primeiros dias de vida”, destacou o secretário.
O papel da Fiocruz e os objetivos do congresso
O Congresso Binacional, que é coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação, começou no Paraguai e seguirá na quinta e sexta-feira (6 e 7) em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. A implantação do programa de certificação da Fiocruz no país vizinho reforça a parceria e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o fortalecimento da Rede Global de Bancos de Leite Humano.
Fortalecimento da rede de bancos de leite
O encontro reúne gestores públicos, pesquisadores, profissionais de saúde e representantes de organismos internacionais em um espaço voltado ao fortalecimento dos processos de certificação de qualidade em Bancos de Leite Humano e à ampliação da integração regional em torno dessa temática. “A participação da Sesa nesse Congresso reforça nosso compromisso com o fortalecimento da Rede de BLH e com o enfrentamento da mortalidade infantil. A qualidade do que fazemos em cada banco de leite reflete diretamente na saúde e no futuro dos bebês que dependem desse alimento tão essencial”, ressaltou a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, Fernanda Crosewski.
Avaliação e melhoria contínua
A certificação, criada pela Fiocruz e reconhecida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), tem como objetivo fortalecer capacidades científica, produtiva e gerencial dos Bancos de Leite Humano (BLH), garantindo a qualidade do produto distribuído e a segurança alimentar e nutricional de recém-nascidos e lactentes, especialmente os prematuros e de baixo peso.
Na prática, o PCFioBLH estrutura um modelo de excelência para a rede com base em seis eixos específicos de avaliação, orientando os bancos na busca por padrões mais elevados de funcionamento. Essa ação estratégica implica em avaliações mais rigorosas em diversas áreas como infraestrutura, equipamentos, processamento, controle de qualidade e capacitação profissional, visando a segurança alimentar e nutricional do recém-nascido e lactente.