Ex-CEO da Docway e fundador da StaryaAI, Fábio Tiepolo traz na bagagem mais de uma década de experiência na multinacional Johnson & Johnson e formação executiva em Harvard
Poucos líderes no Brasil compreendem tão bem o impacto da tecnologia na vida das pessoas quanto Fábio Tiepolo. Referência em saúde digital, ele foi o responsável por fundar e escalar a Docway, uma das principais plataformas de atendimento médico remoto do país. Hoje, está à frente da StaryaAI, startup que aposta na inteligência artificial generativa para transformar a experiência do paciente e trazer mais eficiência a processos administrativos, operacionais e de suporte.
Formado em Administração e com MBA em Inovação em Saúde pela Universidade de Harvard, Tiepolo iniciou a carreira ainda jovem no setor hospitalar e, aos 22 anos, ingressou na multinacional Johnson & Johnson. Durante quase 15 anos, ocupou cargos estratégicos, liderou equipes, lançou produtos e consolidou sua reputação como um líder inovador no segmento.
Em 2015, ao vivenciar uma situação de saúde com a filha, teve um “clique”: por que não levar o atendimento médico até o paciente, em vez de esperar que ele vá até o sistema? Nascia ali a ideia da Docway, pioneira na oferta de serviços de telemedicina e atendimento domiciliar no Brasil. A startup cresceu de forma constante, mas foi durante a pandemia que deu um salto. “Em 2020, crescemos 600% e vivemos a consolidação da Docway. Muitas empresas similares surgiram, mas conseguimos nos destacar entre aquelas que realmente faziam e superar as que apenas tinham um discurso bonito”, conta Tiepolo.
Durante o período, foram registrados mais de 1 milhão de atendimentos nas plataformas da Docway — incluindo OMT (orientação médica por telefone) e teleconsulta por vídeo —, além de mais de 4,6 mil médicos cadastrados e capacitados, prontos para atender uma base de cerca de 10 milhões de vidas. Esses resultados colocaram a startup entre as maiores do setor de telemedicina no Brasil. Entre as empresas que utilizaram as soluções da Docway, estavam O Boticário, SulAmérica, Sami Saúde, Hospital Campos Elísios, Seguros Unimed e Unimed Fesp.
O sucesso da operação rendeu a Tiepolo importantes reconhecimentos: foi eleito Pioneiro da Saúde Digital em 2018, Empreendedor do Ano em Saúde em 2019 e, em 2023, integrou a lista dos 100 principais líderes globais em healthtechs. “Esses prêmios serviram de combustível para continuar inovando e buscando soluções que realmente fazem a diferença na vida das pessoas”, afirma.
Da saúde digital à inteligência artificial generativa
Em 2024, após a aquisição da Docway pelo grupo Rede D’Or/SulAmérica, Fábio Tiepolo iniciou uma nova fase em sua trajetória profissional com a criação da StaryaAI — healthtech dedicada à automação inteligente da jornada do paciente. A empresa nasce com um propósito ampliado: aplicar inteligência artificial generativa para otimizar processos em instituições de saúde e em áreas administrativas, operacionais e de suporte de diferentes segmentos.
Entre os principais diferenciais da StaryaAI está a plataforma NebulaOS, ecossistema de IA e automação desenvolvido internamente, que integra múltiplos provedores de nuvem e modelos generativos, como Google Vertex AI e Oracle OCI. Essa arquitetura garante segurança, escalabilidade e alto desempenho. Por meio de linguagem natural e empática, os agentes da plataforma realizam triagens, agendamentos, acompanhamentos e orientações clínicas, com a possibilidade de intervenção humana sempre que necessário.
Nos primeiros meses de operação, a StaryaAI já conquistou clientes relevantes, como a rede de clínicas Dr.Consulta e o Hospital e Maternidade Santa Joana. Mais recentemente, firmou parceria com a Unimed Paraná, uma das maiores operadoras de saúde do país, implementando um sistema de atendimento que reduziu o tempo médio de espera de 8 para 2 minutos.
“Se a Docway mostrou que a saúde pode ir até o paciente, a StaryaAI quer provar que a tecnologia pode se tornar uma extensão real do cuidado humano. Nosso objetivo é que a interação com a tecnologia seja tão fluida quanto uma conversa entre pessoas, independentemente do setor”, afirma Fábio Tiepolo, fundador da StaryaAI.