Iniciativa busca aprimorar o Projeto Arena Olímpica
Governo do Paraná abre consulta pública para o Projeto Arena Olímpica, com prazos para contribuições até 28 de novembro.
O Governo do Paraná abriu nesta semana uma consulta pública e sondagem de mercado para o Projeto Arena Olímpica, que prevê a construção de um complexo esportivo de alto rendimento com infraestrutura para esportes aquáticos, atletismo, ginástica e outras modalidades. A iniciativa busca ouvir a população e especialistas para aperfeiçoar a licitação do empreendimento.
Interessados podem enviar suas contribuições até 17h do dia 28 de novembro, por meio do site do Programa de Parcerias do Paraná (PAR), onde estão disponíveis o regulamento e documentos do projeto. A consulta permite que a população participe ativamente da formulação da política pública, oferecendo sugestões e críticas construtivas que garantam legalidade, transparência e eficiência na implementação do complexo esportivo.
Detalhes da consulta e sondagem de mercado
Assim como em outros projetos do Programa de Parcerias do Paraná, está prevista para a Arena Olímpica uma sondagem de mercado em cima dos estudos, em que serão realizadas rodadas de diálogos com interessados na busca de alternativas de investimentos e na potencialização da iniciativa. Essa consulta ao mercado ocorrerá mediante agendamento prévio, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, de forma virtual, em plataforma com acesso gratuito aos participantes.
Estrutura e objetivos do projeto
A licitação será na modalidade concorrência e selecionará a proposta econômica mais vantajosa. O Projeto Arena Olímpica será em formato de Parceria Público-Privada (PPP) na modalidade concessão administrativa, que inclui construção, expansão, operação, manutenção e exploração econômica. Após os 30 anos de concessão, os bens serão reversíveis ao Estado. O projeto abarca dois complexos esportivos para o desenvolvimento de esportes aquáticos, atletismo e ginástica, alinhando-se ao atual Plano de Governo, que visa fortalecer o esporte através de políticas públicas que promovam a inclusão social.
Impacto no esporte e turismo
A Arena Olímpica está prevista para ter estrutura apta a receber grandes eventos nacionais e internacionais de diversas modalidades, contribuindo para o fortalecimento do turismo esportivo no Paraná. O projeto inclui a implantação de um complexo aquático em Curitiba, que atenderá aos parâmetros para competições de nível nacional e internacional, e um complexo multiesportivo no Capão da Imbuia, onde funciona a Secretaria dos Esportes, que também será modernizada para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade esportiva.