Gustavo Pimenta destaca potencial do Brasil em liderar debates climáticos
Durante a COP30, Gustavo Pimenta, CEO da Vale, destaca a importância de um enfoque prático nas discussões climáticas.
COP deve ser prática para bons modelos
Durante a COP30, que acontecerá em Belém, no Pará, líderes de mais de 190 países discutirão temas centrais como a redução das emissões de gases de efeito estufa e financiamento climático. Gustavo Pimenta, CEO da Vale, destaca que o Brasil tem potencial para liderar estas discussões, enfatizando a necessidade de uma COP prática e voltada para a implementação de soluções.
Iniciativas do setor privado
O setor privado já está adotando algumas dessas pautas, como a meta de reduzir em até 40% as emissões de CO2 até 2030. A SB COP, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria, organiza um grupo de trabalho focado na economia circular e ações sustentáveis. Um dos destaques é a preservação da floresta nacional de Carajás, que a Vale, em parceria com o ICMBio, busca proteger e recuperar.
Conciliando desenvolvimento e preservação
Pimenta acredita que é possível unir desenvolvimento econômico, ambiental e social. Ele ressalta que o futuro deve caminhar para não depender mais de barragens, propondo modelos escaláveis em parceria com outras instituições comprometidas com a preservação ambiental.
O papel do setor privado na COP30
O programa Jornada COP, apresentado por Julliana Lopes e Ricardo Mussa, discute como o setor privado pode contribuir para a transição climática. Exibido às sextas-feiras no YouTube da CNN Brasil, o programa destaca cases de sucesso e boas práticas em sustentabilidade e economia verde.