A empresa visa restabelecer o fornecimento elétrico em todos os imóveis afetados pela calamidade
Copel vai reconstruir as ligações de energia em Rio Bonito do Iguaçu, custeando todas as obras.
Copel inicia a reconstrução das ligações de energia em Rio Bonito do Iguaçu
A Copel vai reconstruir, a partir desta quarta-feira (12), as entradas de serviço de energia, conhecidas como “postinhos”, dos imóveis de Rio Bonito do Iguaçu para religar todas as unidades consumidoras do município à rede elétrica. Todo o serviço será custeado pela Copel.
O superintendente de Gestão Empresarial da Copel Distribuição, Diego Augusto Correa, afirma: “A Copel está mobilizada em várias frentes no suporte à comunidade de Rio Bonito do Iguaçu. O foco inicial é restabelecer a energia com a recuperação da infraestrutura de distribuição já em andamento”. Com a reconstrução dos padrões de entrada, a empresa visa assegurar que a população tenha acesso à energia elétrica novamente.
Desde o fim de semana, as equipes de campo da companhia estão mapeando as unidades consumidoras da cidade, que já foram liberadas pela Defesa Civil Estadual. Até o meio da tarde desta terça-feira (11), foram visitados 742 imóveis, dos quais em 249 foi identificada a necessidade de obras para a conexão à rede.
Recursos e materiais para a reconstrução
As ações de reconstrução das ligações de energia em Rio Bonito do Iguaçu serão realizadas com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), cujas diretrizes são estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os serviços serão realizados com materiais e equipamentos do estoque da Copel, incluindo postes, caixas de medição, fios e eletrodutos, e executados pelas equipes de obras da distribuidora, garantindo segurança e qualidade técnica.
A iniciativa foi formalmente comunicada à Aneel nesta segunda-feira (10) em razão do estado de calamidade pública decretado pelo Governo do Estado.
Progresso das obras e apoio às famílias
Os trabalhos de reconstrução da rede elétrica em Rio Bonito do Iguaçu estão avançando rapidamente. Desde o evento climático, as equipes da Copel têm trabalhado de forma ininterrupta, já recompuseram 75% da infraestrutura de distribuição, religando parte das unidades consumidoras e da iluminação pública do município.
Para apoiar as famílias afetadas, a Copel suspendeu ações de cobrança por um período de três meses, permitindo o restabelecimento emocional e financeiro das famílias que vivem na cidade. Além disso, não será emitida a fatura de energia dos consumidores que não puderem religar devido a deficiências técnicas, especialmente nos casos em que o imóvel passará por reconstrução.
Conclusão
A Copel está comprometida em garantir que todas as famílias de Rio Bonito do Iguaçu sejam religadas à rede elétrica, demonstrando um forte apoio à comunidade em um momento de dificuldade. Com a mobilização de suas equipes e recursos, a empresa busca restabelecer a normalidade no fornecimento de energia o mais breve possível.